Agricultura Itinerante Esse tipo de agricultura consiste no plantio de roças, onde o local cultivado é queimado ou retira-se a vegetação, os meios de produção são rudimentares, os solos geralmente são pobres; quando a área cultivada esgota-se, outra área é procurada.
Os sistemas agrícolas definem como os seres humanos desenvolvem a agricultura de acordo com o índice e a área cultivada. Esses sistemas estão apresentados de duas maneiras distintas: agricultura intensiva e a agricultura extensiva.
Os sistemas agrícolas mais utilizados em nosso país são: Intensivo e Extensivo. Agricultura Intensiva - é baseada na produção contínua de alimentos. Na realidade, este sistema de agricultura é praticado pelo agronegócio, onde vimos a presença marcante de muitas áreas cultivadas no estilo monocultura (única cultura).
Estas se dividem em dois tipos: agricultura de subsistência e agricultura comercial. Dois são os tipos de modelos agrícolas: o intensivo e o extensivo. A agricultura intensiva emprega capitais, tecnologia, mecanização e mão de obra qualificada.
Os Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT) podem ser definidos como um conjunto de saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações que compõem sistemas culturais manejados por povos e comunidades tradicionais.
Agricultura comercial é a produção de renda financeira através da produção de plantas e animais . ... Agricultura de subsistência é aquela que produz alimento suficiente para as necessidades do dono da terra e sua família , eles utiliza o sistema extensivo com técnica utiliza a mão de obra .
O tipo de agricultura que predomina no Brasil é a Agricultura Comercial, aquela que é voltada para a venda e do lucro, não sendo praticada com o objetivo de sobrevivência das famílias.
Dessa forma, a agricultura familiar pode oferecer a produção de alimentos saudáveis, a partir de técnicas que ajudam a preservar a biodiversidade e o meio ambiente, além de assegurar o consumo de produtos naturais saudáveis e de qualidade sem deixar de lado o crescimento econômico.
Para a realização da agricultura é necessária a utilização de várias técnicas. Antes do plantio das sementes, o solo deve ser arado e adubado, pois esse processo auxilia no bom desenvolvimento da produção. Também é importante a irrigação (distribuição de água na plantação), ajudando na germinação das sementes.
O agronegócio pode contribuir de forma significativa para a sustentabilidade, começando pelo aumento da produção de alimentos e a segurança alimentar da população. Nesse sentido, com práticas sustentáveis, a agricultura é capaz de suprir das necessidades tanto da nossa geração como das gerações futuras.
A agricultura, para ser considerada sustentável deve garantir às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. ... Os principais recursos utilizados para produção de alimentos são renováveis, como água, sementes, solo, entre outros.
Ainda finalizam com a seguinte afirmação: a produção agrícola sempre altera o meio ambiente, o fundamental é produzir com sustentabilidade com menor impacto ambiental.
Funcionam de forma seletiva, combatendo-os sem aniquilar os predadores naturais, nem afetar insetos benéficos ou animais mamíferos. No sentido ambiental, configuram-se como pesticidas não venenosos, deixando de ser "agrotóxicos". Sensacional. Existe, ainda, contaminação de alimentos por agrotóxicos tradicionais.
- O controle de pragas e doenças garante a produtividade das lavouras; - O uso de agrotóxicos melhora a qualidade visual dos produtos cultivados; - Geralmente, os preços dos produtos nos quais foram utilizados agrotóxicos são menores em relação aos preços de produtos orgânicos.
Resposta. Resposta: Através do solo e suas raízes.
Os agrotóxicos tem seu uso tanto em atividades agrícolas como não agrícolas. As agrícolas são relacionadas ao setor de produção, seja na limpeza do terreno e preparação do solo, na etapa de acompanhamento da lavoura, no deposito e no beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens enas florestas plantadas.
Uso de agrotóxicos na agricultura. Agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos; além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.
Agrotóxicos são os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento dos produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e ...
O controle de pragas e doenças na lavoura é uma das principais vantagens do uso de agrotóxicos, pois o resultado de uma plantação saudável garante a produtividade dos produtos cultivados. Além disso, o preço dos alimentos cultivados com agrotóxicos costuma ser menor quando comparados aos produtos orgânicos.