O candidato que está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem apenas uma possibilidade de dirigir: portando a LADV, durante as aulas práticas e com o instrutor de trânsito. ... Essa Licença é uma forma temporária de permitir que alguém mesmo não tendo habilitação possa dirigir um veículo.
A LADV, Licença para Aprendizagem de Direção Veicular, é um documento fundamental para o processo de retirada da CNH. Ela deve ser expedida logo depois da aprovação na prova teórica. Só depois da emissão da LADV é que o aluno pode continuar seu aprendizado e ir a tão aguardada aula prática.
Quanto custa uma CNH?
Para assistir às aulas teóricas e obter o Certificado Teórico (CFC-A), assim como para ter a LADV – Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, realizar aulas práticas e receber o Certificado Prático (CFC-B), o candidato terá de estar devidamente matriculado.
Se o seu Renach molhou, rasgou, sumiu ou ficou inutilizado vá a qualquer posto do Detran e tire a 2° via gratuitamente!
Basta solicitar ao Detran uma segunda via. O atendente precisará apenas consultar o sistema e imprimir uma nova folha.
Quem perdeu ou teve a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) roubada ou furtada, agora no período de pandemia pode solicitar a segunda via digital do documento, que é acessada por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
R$ 35,06
Solicitar 2ª Via da CNH, PPD ou ACC
ORIENTAÇÕES:
Web
Informações – Para a impressão o usuário deve acessar o link 'Serviços', '2ª via de conta' e estar com o número de identificação em mãos (o número que fica no canto superior esquerdo da conta de água). As contas deverão ser impressas em papel sulfite branco, preferencialmente em impressora 'jato de tinta' ou 'laser'.
1) Acessar o Portal (http://www.fazenda.mg.gov.br) da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais – SEF/MG e clicar nos links “Documentos de Arrecadação - DAE, GNRE, Guias, Comprovantes/”, depois na parte onde estão os “Aplicativos para emissão de guia ou DAE:” clicar no link “Consulta pagamento – Órgãos estaduais” ...
Preencha os dados solicitados – CPF, data de nascimento, data da primeira habilitação (disponível na própria CNH) e município de residência; Complete o formulário que se abre automaticamente; Depois, faça o download do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento da renovação e do exame médico.