A ergonomia é também conhecida como o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente laboral. Podemos dizer que a ergonomia no trabalho oferece ao indivíduo, o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias especificas para cada tipo de atividade executada.
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a postura, a iluminação, os ruídos e a temperatura. ... A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Conheça 6 benefícios da ergonomia no trabalho
O objetivo é desenvolver uma integração perfeita, possibilitando melhores condições de trabalho com mais segurança, eficiência, garantindo a saúde e o conforto. Portanto, é importante entender que quem busca o uso da ergonomia previne acidentes, corrige erros e diminui riscos em geral.
De modo geral, a ergonomia nas empresas pode ser aplicada através da ginástica laboral, intervalos regulares e rotatividade de tarefas, além da adaptação do ambiente de trabalho de acordo com a função e carga horária do funcionário.
A ergonomia iniciou-se na agricultura, na mineração, destacando-se na indústria e pode ser aplicada nos mais variados setores da atividade produtiva. Atualmente, além do setor de serviços, a ergonomia avança no cotidiano das pessoas, seja em seus afazeres domésticos ou em seu momento de lazer.
A ergonomia teve suas origens na segunda guerra mundial, mais propriamente em 1949 quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito ente homens e máquinas. aspectos mais caracterizantes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por uma automatização.
Na escola de relações humanas os trabalhadores são avaliados em grupo, e o incentivo vem através da valorização. Já no taylorismo o trabalhador é avaliado isoladamente e o rendimento é associado a fatores físicos e incentivos financeiros.
As 4 fases da Ergonomia 1. Ergonomia antropométrica ou gestual 2. Ergonomia informacional 3. Ergonomia de sistemas 4.
A data oficial do nascimento da ergonomia é na Inglaterra, numa reunião de cientistas e pesquisadores interessados em discutir e formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. ...