As palavras mau-humor, mal humor e mal-humor estão erradas. Sempre que quisermos referir a má disposição de alguém devemos utilizar as palavras mau humor, que são sinônimas de irritação, neurastenia, nervosismo, agastamento, zanga, ranzinzice, aborrecimento, irascibilidade, entre outras.
Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado em palavras compostas com os advérbios bem e mal quando a segunda palavra começa por vogal ou h: bem-humorado e mal-humorado. Assim, uma pessoa que possui bom humor é uma pessoa bem-humorada e uma pessoa que possui mau humor é uma pessoa mal-humorada.
"Mal-educado", "mal educado", "mau-educado" ou "mau educado"? Depende. Aquele indivíduo que tem má educação, que age com grosseria, é o mal-educado, com hífen.
Algumas pessoas acordam bem, mas outras têm a tendência a acordar desanimadas, sem vontade de falar muito. Podem ser taxados de rabugentos. Esse mau humor ao acordar pode ser um sinal de uma noite mal dormida, por conta de uma insônia ou talvez por um desconforto com a temperatura", diz.
"Muitas vezes, o mau humor matinal está relacionado a uma noite mal dormida", afirma o médico Fausto Ito, da Associação Brasileira do Sono. "Mas nem sempre a insônia é a única responsável pelo problema, existem hábitos que podem ser evitados em nome de dias com mais disposição e menos rabugice".
A distimia ou mau humor crônico é diagnosticada pelo médico e tratada através de sessões de psicoterapia ou de psicanálise e antidepressivos.
A irritabilidade pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico....Os medicamentos mais comuns no tratamento de irritabilidade são:
Quando o parceiro ou a parceira se mexe demais na cama (29%) Pegar comida sem pedir (24%) Cozinhar algo que cheira mal (22%) ... Ocupar a cozinha por muito tempo (20%)
Gestão mal estruturada e sem planejamento é o principal motivo de insatisfação dos profissionais no ambiente de trabalho. ... De acordo com os dados do levantamento, 21% dos entrevistados na pesquisa apontam que gestão sem planejamento é a situação mais irritante no trabalho.