A arte neolítica aponta para uma maior especialização em relação ao período anterior, o paleolítico, não somente pelo novo tratamento dado à pedra, ou seja, o polimento e as técnicas de fio de corte, mas por meio da aparição de formas geométricas.
Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas. As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares.
O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.
Duas descobertas foram fundamentais no Paleolítico, sendo elas o fogo (feita no Paleolítico Inferior, primeira parte do período), e a agricultura, feita no final do período, marcando a sua transição para o Mesolítico.
Antiguidade. As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
Foi por volta de 8.
As primeiras cidades foram construídas por ordem do Rei de Portugal para defender o território do Império Português: Salvador (1549), São Sebastião do Rio de Janeiro (1565), Paraíba (1585), São Cristóvão (1590, em Sergipe), Natal (1599) e Belém (entre 1616 e 1628). , exceções feitas a São Luís (1612), fundada ...