O estagiário inscrito pode postular todos os atos do artigo em qualquer órgão do Poder Judiciário e de Juizados Especiais, além de ter a prerrogativa de realizar atividades de consultoria, direção jurídica e assessoria. Tudo isso sempre amparado por um orientador.
O que o estagiário em direito pode fazer? Normalmente, as empresas podem contratar um estagiário durante o período de 6 meses a 2 anos, com carga horária de 6 horas diárias. Nesse tempo ele pode ajudar muito na organização do escritório de advocacia.
O tempo de duração pode depender do desempenho do estudante e do contrato firmado entre a empresa e o estagiário, que pode durar de 6 meses até 2 anos, sendo 2 anos o tempo máximo que o estudante pode estagiar na empresa.
7 dicas de como conciliar estágio e trabalho
O estágio, apesar de se parecer com o trabalho em si, é um período pedagógico da carreira profissional e não configura uma relação de emprego. É nessa fase que o graduando pode vivenciar a experiência da profissão e do mercado de trabalho e aprender na prática, sempre com a supervisão de um gestor.
Como se dar bem no estágio a distância?
Na prática, um estágio a distância funciona como qualquer trabalho remoto. O estudante é orientado a realizar determinadas atividades profissionais que construam sua experiência na futura área de atuação.
Segundo a lei do estágio – todos os estudantes regularmente matriculados em cursos superiores, autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, têm direito a realizar um estágio. Portanto, quem participa de cursos de educação a distância também estão aptos a realização de um programa de estágio.
Para quem estuda a distância, o estágio obrigatório funciona da mesma maneira. Na Estácio, isso não é diferente, a universidade emite um documento que regulamenta essa prática e ali estão determinadas todas as exigências que o aluno deve ter com o concedente e vice-versa.
Faculdade a distância tem formatura? Sim, porém, essa é uma decisão que varia conforme a instituição de ensino. Geralmente, a colação de grau é junto com os demais cursos, mas pode ser feita individualmente também.
O estudante atua em uma empresa vinculada à faculdade e é supervisionado por um professor. Todas as atividades devem ser registradas e, ao final do período, ele entrega um relatório para a sua aprovação. Esse tipo funciona como uma disciplina prática.
Nela, estão elencadas regras e normas que se dirigem tanto ao contratante quanto ao aluno. Uma delas se refere à duração do estágio. Assim estabelece o artigo 11: “A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência”.
o estagiário deve ter matrícula e frequência regulares, deve ser assinado um Termo de Compromisso de Estátio entre o estagiário, a empresa que concede o estágio e a instituição de ensino e. deve haver compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.
Para os estudantes do ensino superior e médio, a jornada máxima é de seis horas diárias e 30 semanais. A lei também determina que o período de estágio num mesmo local pode durar no máximo dois anos e que o estagiário tem direito a recesso remunerado proporcional ao tempo de estágio.