O supervisor escolar faz parte do corpo de professores e tem a especificidade do seu trabalho caracterizado pela coordenação – organização em comum – das atividades didáticas e curriculares e a promoção e o estímulo de oportunidades coletivas de estudo.
O supervisor garante que o trabalho pedagógico seja de qualidade e voltado à ação humanizadora, tornando possível uma sociedade capaz de reinvenções e de melhorias. Esse tipo de trabalho é algo imprescindível no Brasil, visto o descaso e precariedade de ensino de muitas escolas.
Trata-se de que o Supervisor em sua unidade de ensino deve exercer seu trabalho procurando sempre, de acordo com as diretrizes explícitas ou imanentes à Gestão Democrática, estimular a participação e os processos democráticos de tomada de decisões e mesmo de ação.
64 da LDB vigente, que para exercer o cargo de Supervisor, deve o professor, obrigatoriamente ser graduado em Pedagogia ou pós-graduado em Educação.
R$ 5.
É um profissional que atua entre a direção e os educadores, mas também se relaciona com os alunos e os familiares. Ele tem papel estratégico na mediação entre as diferentes instâncias educacionais, exercendo funções de articulação, formação e transformação.
Coordenador pedagógico deve auxiliar professor a melhorar aprendizagem dos alunos. ... O plano inclui encontros formativos, oficinas pedagógicas para todos os professores, acompanhamento dos resultados da aprendizagem e reuniões de Conselho de Classe Participativo.
Os 6 papéis equivocados do coordenador pedagógico