Um intervalo de confiança para uma média nos dá um intervalo de valores plausíveis para a média populacional. Se um intervalo de confiança não incluir um valor em particular, podemos dizer que não é provável que esse valor seja a verdadeira média populacional.
01. Quanto a diferença da dispersão absoluta e da dispersão relativa é correto afirmar: a) A primeira trata do coeficiente de variação e a segunda trata da média em relação ao desvio padrão.
Uma variação absoluta é simples de encontrar, mas apenas traduz parte da realidade. A variação percentual coloca tudo em perspetiva. Saiba como calculá-la. Se o preço de um determinado bem sobe de um para dois euros, a variação absoluta é simples de encontrar: aumenta um euro.
Quando o segundo coeficiente de assimetria de Pearson para determinada distribuição de frequências é igual a zero, pode-se, então, afirmar que a curva (distribuição de frequências) é: A. assimétrica positiva.
Numa distribuição simétrica, as medidas de tendência central coincidem, ou seja, a média, a moda e a mediana. Sendo a distribuição assimétrica à esquerda ou negativa, a média é menor que a moda; sendo assimétrica à direita ou positiva, a média é maior que a moda.
O coeficiente de assimetria permite distinguir as distribuições assimétricas. Um valor negativo indica que a cauda do lado esquerdo da função densidade de probabilidade é maior que a do lado direito. Um valor positivo para a assimetria indica que a cauda do lado direito é maior que a do lado esquerdo.