Em linguagens de programação, constantes são usadas em expressões para representar vários tipos de valores. Na linguagem de programação C existem regras rígidas para determinar como devem ser escritos estes valores. Mais abaixo há exemplos sobre as regras para escrever constantes.
Constantes São informações (dados) que não podem variar; Permanecem sempre com o mesmo conteúdo; É um valor fixo (invariável). Exemplo: números, letras, palavras etc. ... Tipo de Dados Numéricos Inteiros: Não possui componentes decimais; Não possui componentes fracionais; Pode ser positivo ou negativo; 8.
A diferença primordial entre estes dois conceitos é que constantes são valores inalterados e variável é uma entidade capaz de manifestar diferenças em valor, assumindo, inclusive, valores numéricos.
Para otimizar a utilização da memória, nós definimos um tipo de dados para cada variável. Por exemplo, a variável nome, deve armazenar textos, já a variável idade deve armazenar apenas números inteiros (sem casa decimal), na variável sexo podemos armazenar apenas um caractere (“M” ou “F”).
Variável é um termo desconhecido, incógnita é uma variável que deverá ser encontrada para solucionar uma equação ou inequação. A variável é um simbolo que representa um numero arbitrário desconhecido, já por sua vez a incógnita é uma variável, cujo o valor deverá ser determinado para resolver uma equação ou inequação.
Uma equação é uma expressão que relaciona números desconhecidos e números conhecidos por meio de uma igualdade. Geralmente, os números desconhecidos são representados por letras e, na maioria dos casos, essa letra é x. Esses números desconhecidos são chamados de incógnitas.
As letras na matemática são usadas para expressar números desconhecidos, chamados de incógnitas ou variáveis.