superficie cutanea tradução | dicionário Italiano-Português Definir na superfície da pele um local de aplicação com uma área determinada.
A pele vermelha (eritema) pode ser devido a diferentes doenças inflamatórias ou infecciosas. Tumores cutâneos são frequentemente de cor rósea ou eritematosa. Lesões vasculares superficiais, como manchas em vinho do porto, têm aspecto avermelhado.
As pregas cutâneas, embora não sejam o padrão-ouro para avaliar adiposidade, são melhores indicadores da quantidade da gordura corporal do que o índice de massa corporal (IMC) 7,8. Além disso, as pregas cutâneas podem ser mensuradas em estudos com grandes amostras a um custo relativamente baixo.
A lesão causa um desarranjo na estrutura das fibras musculares, desencadeando um processo de morte celular (necrose), inflamação, reparo e fibrose.
A lesão muscular por estiramento. O estiramento é um tipo de lesão muscular indireta, pois não ocorre em razão de uma força gerada diretamente contra o músculo, mas pelo alongamento das fibras musculares além dos limites normais. Normalmente, resulta de um esforço brusco, ou negligente, no caso de atletas.
Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.
O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. Em casos de lesões agudas, como entorses de tornozelo, quanto mais rápido o uso do gelo melhor. Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos.
A distensão muscular na coxa acontece quando estes músculos estão fracos ou fadigados. Desequilíbrios entre a musculatura anterior da coxa (quadríceps) e posterior da coxa (isquiotibiais) são comuns em atletas de todos os níveis de competição e favorecem a ocorrência destas lesões.
O que fazer: Caso a pessoa desconfie que a dor na coxa é devido a uma contratura, distensão ou estiramento, é recomendado ficar em repouso e aplicar compressas frias no local, no caso da distensão muscular, ou quentes, no caso da contratura.