Os tipos de desvios posturais
Alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuamento de curvas normais já existentes é o que chamamos de desvios posturais.
A coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).
Uma pessoa com má postura apresenta ombros enrolados para frente, leve cifose, conhecida como corcunda, dando a aparência de seios caídos, retroversão pélvica e retificação da coluna lombar, ou seja, a impressão de que a pessoa não tem bumbum, além da flacidez abdominal, associada a uma escoliose, que leva a um desvio ...
Resposta. Resposta:A escoliose caracteriza-se por uma curvatura lateral da coluna vertebral quando vista no plano frontal. Os desvios posturais estão muito associados à má postura e hábitos inadequados durante a vida, como sentar e dormir de maneira inadequada.
As conseqüências são diversas envolvendo problemas no equilíbrio, alterações nos discos intervertebrais, alterações torácicas e consequentemente na mecânica respiratória, dores generalizadas nas costas, alterações estéticas e funcionais.
existem diversos problemas que existem em decorrência dos desvios posturais, problemas esses como a escoliose fazendo com que seja possível ser necessário até mesmo à intervenção cirúrgica para correção de possíveis problemas.
Conheça 5 práticas para tratar o desvio de postura
Estes desvios podem causar sintomas como dor nas costas, rigidez na coluna, e quando os nervos são afetados podem surgir sintomas de formigamento nos braços, mãos e dedos, ou pernas, pés e dedos. O tratamento nem sempre é necessário, ficando à critério médico.
Quadros mais graves da doença podem limitar a mobilidade da coluna e reduzir o espaço do tórax que abriga os órgãos dos sistemas respiratório e cardíaco, impedindo que funcionem a contento. Além do desvio lateral do eixo da coluna, a escoliose pode deixar no corpo do portador alguns sinais típicos da doença.
7 problemas na coluna mais comuns
Os principais sintomas da escoliose podem incluir:
A fisioterapia é indicada para tratar a escoliose que tem curvatura até 30 graus e pode ser feita através de exercícios terapêuticos, exercícios de pilates clínico, técnicas de manipulação vertebral, osteopatia e exercícios corretivos como o método de reeducação postural.
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.
Além da curvatura da coluna, outros sinais e sintomas que podem surgir nos casos de escoliose lombar são:
Segundo o ortopedista Marcio Taubman, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, a escoliose apresenta uma curvatura no alinhamento da coluna e sua progressão pode trazer dor por desgaste dos discos intervertebrais ou pela compressão de raízes nervosas.
Escoliose é uma deformidade da coluna com mais de 10 graus por definição. Escoliose torácica com curvatura maior de 90 graus pode causar Insuficiência Cardíaca (coração) e Insuficiência Pulmonar, sendo consideradas curvas graves.
10 Exercícios para Escoliose que pode fazer em casa
Uma boa técnica para curar a escoliose são os exercícios de correção postural através do RPG, que é a Reeducação Postural Global. Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios isométricos que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas.
A escoliose não corrige espontaneamente. O colete tenta evitar que ela piore. A cirurgia – artrodese da coluna – é a única forma de tratamento que pode corrigir a escoliose, mas não consegue a correção total da curva.
Como alguns casos influenciam no tratamento, existem diversas opções que ajudam na correção da coluna. Eles são: Colete e fortalecimento: esse tratamento é indicado para o paciente que está com uma escoliose idiopática....Como tratar escoliose?
A dor nas costas (lombalgia) é um dos sintomas mais relacionados à escoliose degenerativa. A curvatura da coluna causa desconforto constante por ter alterado toda a anatomia das articulações e dos músculos.
Acometido de doença de ordem degenerativa (escoliose lombar), não profissional, mas a ela equiparada, em face das condições hostis do trabalho, o mineiro, incapacitado para o exercício da sua atividade habitual, mas não para outra, faz jus ao benefício do auxílio-acidente (art. 6o . da Lei n. 6.
O ideal é dormir de lado ou de peito para cima. No caso da lombar, varia muito. Tem pacientes que sentem melhora com o tronco inclinado para frente, neste caso o ideal é a rede. Quem sente dores ao inclinar para a frente ou sentado, o ideal é dormir na cama.
Paciente teria que ser examinado, ver radiografias atuais para medir a curva, ouvir as queixas, etc mas em geral, a escoliose em si não é uma doença que leva à incapacidade para o trabalho.
Os principais são:
Outras dicas para evitar a sobrecarga na coluna lombar e a dor. Melhor posição para dormir: Não dormir de bruços, mas de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho; Tipo de colchão: não deve ser muito mole, nem muito duro.
2. Melhora a circulação sanguínea. Nosso coração está do lado esquerdo do corpo, e dormir dessa forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos Estados Unidos.
Confira 10 dicas simples para eliminar a dor nas costas que podem ser seguidas passo a passo.