FORMAS DE SE UTILIZAR O CARVÃO ATIVADO Há duas formas de se empregar o carvão ativado, para tratamento de água. A primeira é em forma granular, o qual será empregado em filtro multimídia – tipicamente um filtro de leito – substituindo seu interior.
Como limpar a vela do filtro de barro?
Essas velas precisam ser regularmente retiradas e limpas. Quando se tem um filtro de plástico é recomendado limpá-lo uma vez por semana e usar um pouco de sal para esfregar o interior. Nos filtros de barro use casca de limão dentro do filtro e depois enxague com água.
A limpeza pode ser feita com água e escova com cerdas macias. Nunca utilize produtos químicos ou álcool.
Higienize a vela a cada três meses A vela é a parte mais importante do filtro. Feita geralmente de porcelana microporosa, tem como função reter as partículas sólidas que ficam suspensas na água. Para higienizá-la é preciso lavá-la com água corrente e esfregá-la com uma bucha limpa.
A melhor forma de limpar o filtro, eliminar o mofo e evitar o desenvolvimento de eflorescência é usar apenas água com uma esponja macia, destinada apenas à lavagem do filtro de barro, ou seja, deverá ser utilizado uma esponja nova e exclusiva para esta finalidade.
Derivada de um fenômeno conhecido como "eflorescência", a água que atravessa os poros da cerâmica e troca calor com o ambiente acaba criando um "depósito" de sais minerais do lado de fora do filtro, que muitas vezes é confundido com as manchas de bolor.
Você pode até mesmo pintar o seu filtro de barro inteiramente. Neste caso muitos aconselham usar tinta acrílica à base de água, para não influenciar no funcionamento do filtro, e por cima passar verniz.