crossorigin="anonymous">
A alotropia ocorre quando um elemento químico origina duas ou mais substâncias simples diferentes entre si. Alguns exemplos são: carbono, oxigênio, enxofre e fósforo.
O oxigênio tem dois alótropos principais, o gás oxigênio (O2) e o Ozônio (O3). O O2 é de longe o alótropo mais estável; O3 praticamente não existe nas condições naturais na zona habitável do planeta Terra. Pequenas quantidades de O3 podem ser formadas pela poluição química na atmosfera.
Outro exemplo que ilustra bem a formação de alótropos devido a variação da estrutura são as formas alotrópicas do carbono: grafite e diamante. O grafite possui uma estrutura em forma de lâminas e o diamante possui uma estrutura mais compacta o que confere a ele uma maior estabilidade.
A grafite representa a forma mais estável do carbono, já o diamante, só é conseguido com pressões e temperaturas altíssimas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) 3 - O fósforo vermelho e o fósforo branco são alótropos do elemento químico fósforo, que diferem entre si pela atomicidade.
A diferença de apenas um átomo de Oxigênio influi nas propriedades dos Alótropos? As duas formas alotrópicas (O3, O2) estão no estado gasoso e constituem gases presentes na atmosfera terrestre. Gás oxigênio: é o mais estável e está presente no ar que respiramos, se apresenta como um gás incolor e inodoro.