Como conseqüência das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, surgiram no século XIX, uma série de doutrinas de caráter social. Pretendia transformar o capitalismo a partir de reformas graduais feitas pelo próprio Estado.
Resposta. As precárias condições de trabalho nas indústrias, os baixos salários, o penoso e extensivo ritmo de trabalho imposto ao trabalhador contribuíram para o despertar da classe operária e, consequentemente, o desenvolvimento das doutrinas socialistas na Inglaterra e na França.
O anarquismo se inspirou nos pressupostos do socialismo utópico para criticar os abusos do capitalismo. Defendia a pequena propriedade ao mesmo tempo em que propunha a criação de cooperativas.
Marx e Engels formularam teorias abordando a maneira prática de alcançar e gerenciar um sistema socialista, que eles acreditavam ser possível apenas através do controle comum daqueles que produzem riquezas na sociedade, os trabalhadores ou proletariado, sobre suas ferramentas de trabalho, as maneiras de produzir ...
O socialismo libertário (incluindo o anarquismo social e o marxismo libertário) rejeita o controle estatal e de propriedade da economia e defende a propriedade coletiva direta dos meios de produção através de conselhos cooperativos de trabalhadores e da democracia no local de trabalho.
O pensamento socialista foi primeiramente formulado por Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858).
A República Soviética Russa foi proclamada no dia 7 de novembro de 1917, na Revolução de Outubro como o primeiro Estado soberano constitucionalmente socialista do mundo.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
Resposta: Apenas a I - As características abaixo podem ser atribuídas ao socialismo são, economia de mercado, propriedade privada e ditadura do proletariado.
Positivo: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social. Negativo: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas.
Capitalismo Industrial
Capitalismo e Socialismo são modelos de sistemas econômicos bem diferentes. Para o Capitalismo, podemos citar como pontos positivos: maior produtividade, um nível considerável de liberdade de produção, progresso de produção e em ramos tecnológicos, movimentação da economia estatal.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
Consequências: Estímulo à exploração ambiental, exploração humana, desigualdade social, concentração de renda, lucro, ganância, etc...
O capitalismo agrava a desigualdade social. ... O professor deve apresentar os quatro principais fatores que provocam a crise do sistema capitalista, que são: a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.
Longos períodos de crise, reestruturação e reorganização – ou seja, mudanças com descontinuidade – têm sido muito mais típico da história da economia capitalista mundial do que os breves momentos de expansão generalizada, como a que ocorreu nas décadas de 1950 e 1960.
No capitalismo comercial, temos o mercantilismo como uma das principais mudanças. Tudo isso aconteceu graças ao início da formação do sistema capitalista e a consequente expansão do comércio internacional da Europa. ... No capitalismo industrial, temos a Revolução Industrial no século XVIII, na Inglaterra.
A acumulação capitalista por meio da expansão financeira de direitos de acesso à riqueza foi facilitada pela revolução tecnológica, especialmente nas áreas de informação e comunicação.
O capitalismo passou por diversas fases evolutivas que transformaram os seus modos de produção, expansão e reprodução. O Capitalismo é um sistema econômico que surgiu ao final da Idade Média e que se consolidou a partir do século XV, com o processo de expansão colonial iniciado pelos Estados Nacionais europeus.
Ao longo do século XIX e início do século XX, o desenvolvimento do capitalismo levou a uma intensa concentração de capital, com a criação de grandes conglomerados econômicos; à transformação de um grande contingente de pessoas em trabalhadores assalariados e ao surgimento de inúmeros países, que pretendiam criar as ...
O Capitalismo é um sistema econômico que está dividido em três fases: Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII. Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX. Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX.
A atual fase do Capitalismo trata-se do Capitalismo Financeiro, sendo que destacam-se como elementos preponderantes a propriedade privada, trabalho assalariado e o capital financeiro e suas instituições como movimentadores da economia.