Uma interpretação de texto não é apenas entender o texto, mas sim compreender o que há além dele. Com algumas técnicas especiais e dicas precisas, é possível interpretar os textos rebuscados de Machado de Assis. ... Ou ainda um enigmático Graciliano Ramos, por exemplo.
A leitura e interpretação de texto ainda assusta muitos estudantes e concurseiros. ... De forma resumida, podemos dizer que interpretação de texto é: “O que podemos concluir sobre ele, depois de estabelecer conexões entre o que está escrito e a realidade. São as conclusões que podemos tirar com base nas ideias do autor”.
A interpretação textual permite a compreensão de todo e qualquer texto ou discurso e se amplia no entendimento da sua essência e ideia principal. Trata-se de uma competência imprescindível no mercado de trabalho e nos estudos. ... - Compreender relações semânticas.
Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:
O eixo Leitura, segundo a BNCC, tem seu foco voltado para o desenvolvimento de habilidades de compreensão e interpretação da leitura, interpretação de textos verbais e ainda identificação de gêneros textuais que são compreendidas como competências específicas da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
O que a BNCC fala sobre leitura na Educação Infantil? ... As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.
Os campos de atuação são as áreas de uso da linguagem, na vida cotidiana. ... Nesse caso, trata-se de gêneros textuais e usos da linguagem com predominância da atuação artístico-literária.
No Ensino Médio, a BNCC propõe que a literatura se aproxime mais do componente curricular “Arte”, dentro da área de Linguagens. Em relação ao desenvolvimento do leitor-fruidor nessa etapa escolar, almeja-se a formação de alunos protagonistas.
Dez dicas para uma aula honesta de literatura
Como trabalhar clássicos da literatura no Fundamental
Na BNCC, o ensino de crianças pequenas é baseado em campos de experiências. Neles, há a definição dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada ano. A Literatura aparece de maneira mais forte no campo de experiência denominado Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.
A linguagem literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
A literatura no Ensino Médio se dedica aos principais aspectos dos gêneros literários, às diferenças entre prosa e poesia, às principais escolas literárias, à literatura brasileira e a algumas obras e autores importantes no Brasil e na literatura mundial.
A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia. A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee".
- Dê exercícios para os alunos desenvolverem a própria escrita enquanto criadores de textos literários, tanto em poesia quanto em prosa. - Crie um blog e estabeleça um rodízio em forma de sorteio para que os alunos elaborem conteúdos online, sejam eles dissertativos ou narrativos.
A importância da literatura na aprendizagem e desenvolvimento. A literatura combina perfeitamente encantamento e construção do conhecimento. Por meio dela, forma-se uma ligação lúdica com a imaginação e com os símbolos subjetivos. Dessa forma, ela se torna uma ferramenta fundamental para o processo pedagógico.
A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheça a sua relevância para o desenvolvimento dos alunos.
Nessa atividade de leitura, proponha aos alunos um faz de conta. Cada um tem que se imaginar como o autor ou personagem do livro que leu e depois deve escrever um cartão postal para si mesmo. No cartão pode ter um desenho ou algo que represente algum trecho da estória.
PARADIDÁTICOS EM SALA DE AULA - DICAS DE ATIVIDADES
Para essa atividade, sugere-se a leitura compartilhada com os alunos, dinâmica que consiste em dividir, com o grupo, a leitura do livro. Em conformidade com o perfil da turma, solicite, aos poucos, a leitura dos capítulos para casa.
Como contribuir para a formação do leitor?
Hoje a dimensão de Literatura Infantil é mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis, sem contar que no ambiente familiar o hábito da leitura, fortalece o elo da criança com seus pais ou responsáveis, tornando-o, no futuro, um adulto mais seguro.
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo.
Podemos trabalhar a oralidade através de teatros, fantoches, contar e recontar histórias e a escrita, onde as crianças irão usar a imaginação e a criatividade para escrever suas próprias histórias, ilustrando-as, tornando as aulas mais atrativas, trabalhando assim a literatura infantil de maneira agradável e lúdica.