É uma pré-solução para o Problema levantado.
Verificado por especialistas a) Provavelmente, o pronome "quem", na primeira ocorrência, se refere às pessoas fúteis, que só querem aparecer, mesmo sem nenhum talento ou merecimento.
Resposta. Resposta: Porque, com essas formas, o autor do resumo não se compromete com a veracidade da informação e, assim, deixa claro que a informação é dada pelo autor do texto original.
Resposta. Resposta: o tempo usado foi o presente. O sentido que ele provocou foi que isso está acontecendo, não que aconteceu ou que acontecerá.
Discuta com o professor e os colegas: Que tipo de informação do texto-fonte não consta no resumo? Resposta: Dados e nomes incluídos no detalhamento de fatos e opiniões do autor que não são fundamentais para a compreensão do ponto de vista expresso por ele.
Usos do travessão
O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens ou enfatizar (destacar) passagens de textos.
reticências
O sinal gráfico pra indicar a fala do personagem utilizado é o travessão.
São acentuados graficamente todos os paroxítonos, exceto os terminados por –a(s), -e(s), -o(s) (desde que não formem ditongos), -am, -em e ens: útil, caráter, pólen, tórax, bíceps, imã, glória, série, empório, jóquei, órfão, órgão... Paroxítonos como imã, órfã etc não terminam por –a, mas por ã.