Verificado por especialistas De acordo com a segunda lei da termodinâmica não há como ter uma maquina térmica com 100% de rendimento, pois sempre haverá perda.
Resposta. Apesar de sua limitação de eficiência, têm uma grande vantagem que são várias formas de energia que podem ser transformadas em calor como reações exotérmicas (como combustão), absorção de luz de partículas energéticas, fricção, dissipação e resistência.
Máquinas térmicas são dispositivos que transformam a energia interna de um combustível em energia mecânica. Máquinas térmicas convertem calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes – uma fonte quente e uma fonte fria.
Um sistema está num estado de equilíbrio termodinâmico se está, simultaneamente, em equilíbrio mecânico (sua pressão é constante), térmico (sua temperatura é constante) e químico (sua composição química é constante).
Não há relação entre o equilíbrio termodinâmico e o desenvolvimento da planta, porque para existir vida tem que haver um desequilíbrio termodinâmico o ambiente. Nesse caso, podemos observar que se trata de um sistema aberto, uma vez que não existe diferença de temperaturas.
Um sistema está num estado de equilíbrio termodinâmico se está, simultaneamente, em equilíbrio mecânico (sua pressão é constante), térmico (sua temperatura é constante) e químico (sua composição química é constante). ... Em outras palavras, eles terão temperaturas iguais.
O equilíbrio térmico ocorre quando os componentes de um sistema termodinâmico transferem calor entre si, sempre no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que sua temperatura seja equilibrada. Para que ocorra o equilíbrio térmico, é necessário que os corpos estejam em contato térmico.
Resposta: É quando dois corpos ou substâncias atingem a mesma temperatura. Este conceito da termodinâmica está relacionado com a transferência de calor espontânea (energia térmica) que ocorre entre dois corpos em contato.
Para que seja possível a manutenção de vida no planeta Terra é necessário que não haja um equilíbrio termodinâmico, ou seja, é preciso que ocorra um fluxo de energia. ... Esse fluxo de energia é necessário para que ocorra a produção de diversas substancias necessárias para a sobrevivência dos seres vivos.
Resposta. Resposta: Isso acontece pois é raro um sistema parar de ter interações com seu meio. Para isso acontecer o sistema deve ficar em equilíbrio mecânico, térmico e químico e na natureza os sistemas estão quase sempre interagindo entre si.
Resposta. Resposta: equilíbrio termodinâmico é um postulado axiomático e fundamental da termodinâmica. Além disso, é descrito por um número pequeno de grandezas físicas e suas propriedades são funções do próprio estado, ou seja, independem de como ele foi atingido.
O equilíbrio térmico, também chamado de equilíbrio termodinâmico, é quando dois corpos ou substâncias atingem a mesma temperatura. ... A troca de energia entre dois corpos (energia calorífica) resulta na perda de energia térmica do corpo mais quente e no ganho de energia do corpo mais frio.
Resposta. Explicação: A excessiva emissão de gases, como incêndios florestais, a emanação de clorofuorcarboneto e outros gases liberados pelas indústrias e carros, são os responsáveis por essa desestabilidade da temperatura da Terra.
Os oceanos são responsáveis pela regulação da circulação atmosférica, distribuição da umidade, controle das temperaturas, abrigam os principais responsáveis pela maior produção de oxigênio, amenização do efeito estufa (retiram carbono e metano da atmosfera), apresentam um imensurável patrimônio de biodiversidade, ...
Do ponto de vista ambiental contribui na composição e equilíbrio climático, uma vez que os oceanos abrigam seres (fitoplanctons) que são responsáveis pela produção de grande parte do oxigênio do planeta e também por reter calor em períodos maiores que os continentes, denominado de maritimidade.
São eles responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda. ... Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre, somam 97% da água do planeta, concentram um número imenso de espécies, mantêm um grande estoque de alimentos e guardam reservas minerais.
Ocupando 71% da terra, os oceanos regulam o clima, absorvem gás carbônico e ajudam a minimizar o aquecimento global. Fornecem boa parte do ar que respiramos e são fontes de recursos naturais e alimentos. Além disso, a biodiversidade marinha é uma grande farmácia embaixo d'água.
10 Formas de Contribuir para Salvar os Oceanos
As áreas marinhas protegidas proporcionam à vida do oceano um refúgio dos impactos ambientais causados pelos seres humanos, além de permitir que alguns recursos marinhos esgotados possam se recuperar.
A sobrevivência da humanidade na Terra está diretamente ligada às condições de nossos oceanos e suas correntes de água, pois além de produzirem a metade do oxigênio disponível, eles ainda regulam as condições climáticas, absorvem grande quantidade de gás carbônico e fornecem alimentos a milhões de pessoas.
As unidades de conservação são espaços destinados à preservação ambiental. ... A criação dessas unidades de conservação é de fundamental importância para a preservação dos ecossistemas, proporcionado pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente.
As Unidades de Conservação de Uso Sustentável permitem o uso direto dos recursos naturais e a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente ...
Resposta: A criação, manutenção e proteção das UCs devem ser feitas por todos. Proteger a diversidade biológica de um país depende do engajamento de todos os setores da sociedade e não somente do governo. A conservação da biodiversidade marinha no Brasil ainda é muito inadequada diante da legislação.
Área marinha protegida é um termo que se refere a um largo conjunto de regimes de protecção territorial a nível de zonas costeiras e insulares, com a definição de restrições à actividade humana de modo a proteger recursos biológicos, geológicos e culturais.
conservar a biodiversidade, requer preservar amostras representativas e viáveis (tamanho) dos ecossistemas, idealmente um 30% de cada ecossistema. ... As UCs especialmente as de uso indireto, ademais de conservar a biodiversidade, brindar serviços ambientais (CO2, agua, controlar erosão, etc.)
As Áreas Protegidas são criadas para garantir a sobrevivência de todas as espécies de animais e plantas, a chamada biodiversidade, e também para proteger locais de grande beleza cênica, como montanhas, serras, cachoeiras, canyons, rios ou lagos.