Tabela de Comparação dos Melhores Oxímetros
Se esse for o seu caso, indicamos o oxímetro da BIC. Ele, além de possuir um excelente custo-benefício, sendo encontrado à venda nas lojas em uma faixa de 100 a 200 reais, é uma ótima opção para um reserva, enquanto você não compra um dos oxímetros do topo da lista.
Para comprar a melhor marca de oxímetro de dedo é importante contar com uma empresa especializada no comércio de equipamentos médicos; assim, poderá tirar todas as suas dúvidas e fazer uma compra eficiente.
Índice de Perfusão (PI%) De forma simples, podendo entender que o PI% mostra se o oxímetro está conseguindo “ler” o seu dedo. Sabendo disso, desde que o oxímetro mostre o valor de PI% acima de 4%, quer dizer que ele está conseguindo fazer a leitura corretamente.
O PI é um valor numérico que indica a intensidade da pulsação no ponto no qual está posicionado o sensor. É um valor relativo que varia a segunda dos pacientes e a segunda da zona na qual está posicionado. Para valores superiores ao 4% a medição é atendível.
Os valores normais situam-se, normalmente, entre 95 a 100%. A oxihemoglobina ou hemoglobina saturada absorve mais a luz infravermelha e permite que mais luz vermelha passe por meio dela.
PI - faixa de medição: 0,2% -30%, PI significa Índice de perfusão, mostra capacidade de perfusão sanguínea. Detecção da taxa respiratória (RR) - O adulto normal respira 16 a 20 vezes por minuto. A taxa de pulso respiratório é de 1: 4, cada respiração, quatro batimentos.
O oxímetro do pulso M Series (SpO2) mede continuamente e de maneira não invasiva a saturação do oxigénio da hemoglobina arteriolar num local de medição periférica ( i.e. pé, dedo do pé, ou dedo da mão). É utilizado para monitorizar doentes em risco de desenvolver hipoxémia.
Uma pessoa saudável, com oxigenação adequada do corpo, costuma ter uma saturação de oxigênio acima de 95%, no entanto, é comum que por condições leves, como gripes ou resfriados, a saturação fique entre os 93 e os 95%, sem ser motivo de preocupação.
Hipoxemia foi considerada quando a saturação de oxigênio foi < 92% e/ou houve uso de oxigênio durante o internamento hospitalar.
Se você está com o “gás” baixo, seu corpo trabalha mal. Ter um nível muito baixo de oxigênio sanguíneo pode sobrecarregar seu coração e seu cérebro. A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis.
A hemoglobina é capaz de carregar 98-99% de todo oxigênio presente no sangue e pode ser visualizada através da saturação de oxigênio, medida pelo oximetro de pulso. O sensor do oximetro de pulso mais utilizado é colocado no dedo do paciente, existem outros modelos para serem colocados em orelha, pé e nariz .
Hipóxia é a diminuição da oferta de oxigênio aos tecidos. Sinais e sintomas: Os sintomas mais comumente observados são: Dores de cabeça, falta de ar, náuseas, fadiga, respiração rápida, reflexos pobres, cianose, fadiga mental, deficiência de visão, tonturas e convulsões.
Saturação de oxigênio em sangue arterial (SpO2) – percentual de hemoglobina oxigenada em relação à soma de oxiemoglobina e desoxiemoglobina (saturação funcional do oxigênio arterial). 2. Forma de onda Plet – indicação visual do pulso do paciente.
A saturação de oxigênio é definida como a proporção de oxi-hemoglobina com a concentração total de hemoglobina presente no sangue (isto é oxi-hemoglobina + hemoglobina reduzida).
O Oxímetro de dedo é um equipamento médico que mede de modo indireto a quantidade de sangue que está transportando no corpo. O monitor do aparelho exibe a porcentagem de hemoglobina arterial. Sendo apropriado para o uso enfermeiros, médicos, dentistas e fisioterapeutas para medir a oxigenação em relação ao tempo.
Os Tipos de Hipóxia
A insuficiência respiratória hipoxêmica aguda é uma hipoxemia arterial grave refratária a oxigênio suplementar. Ela é causada por derivação intrapulmonar resultante do preenchimento ou colapso de espaços aéreos. Os achados incluem dispneia e taquipneia. O diagnóstico é feito por GSA e radiografia de tórax.
Hiperacidez do sangue. Aumento do oxigénio sanguíneo.
O oxigênio é tóxico O uso de 100% de oxigênio no ar respirado é tóxico aos pulmões e a todo o organismo. A concentração de O2 em excesso pode causar danos ao pulmão, fazendo com que suas estruturas murchem, dificultando a troca gasosa pelo sangue até a perda da função do órgão.