Ave da família dos caradriídeos, de cor acinzentada, com esporões nas asas, com os quais afugenta quem se achega aos seus ninhos e filhotes. É chamada pelos gaúchos de sentinela das querências, por anunciar com seus cantos estridentes a chegada de forasteiros em qualquer hora do dia ou da noite.
A íris e as pernas são avermelhadas. O esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o voo. Voz: “tero-tero”. Esse som é emitido dia e noite.
agosto
O acasalamento dos canários pode acontecer apenas durante o dia, quando há luz solar em abundância. Normalmente, machos e fêmeas começam a acasalar durante os primeiros 3 dias juntos. Quando isso não ocorre, os criadores usam o “truque” de deixar uma luz acesa durante a noite, aumentando o tempo de acasalamento.
O Canário Belga é muito conhecido no Brasil, e podemos dizer que todas as cidades possuem criadores desta ave. Isso faz com que seu preço não seja tão alto, variando entre R$30,00 a R$150,00.
Por isto o acasalamento em agosto e a separação em dezembro é considerada ideal aqui na região sudeste, porque assim os pássaros tem tempo para fazer a muda de penas e acumular alguma gordura até a chegada do inverno.