O ganho de peso durante a gravidez acontece com todas as mulheres e faz parte de uma gravidez saudável. Ainda assim, é importante manter o peso controlado, para evitar ganhar peso em excesso, o que pode prejudicar a saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê.
Além do resultado apontar se você está no índice de peso adequado, abaixo ou dentro da obesidade, será informado seu índice de massa corporal e a estimativa do seu ganho de peso ideal.
Durante gravidez é aconselhado também praticar exercícios físicos regularmente, já que também ajudam a manter o peso sob controle. Confira alguns exercícios indicados na gravidez.
Bom diia! Estou com 21 semanas estava pesando 70 Kilos e até agora não engordei nada! Espero continuar assim mudei minha alimentação por coisas mas saudáveis e estou amando.
Tenho 1.60 cm 6 semanas quando descobri que estava grávida estava cm 66/67 e hj cm 13 semanas estou com 72.meus seios estão gigantes e meus pés muito inchados , estou desesperada pois tds q me veem fala q estou muito gorda inclusive já estou até deprimida cm à situação
Para calcular o ganho de peso durante a gestação, deve-se calcular o IMC antes de engravidar. Em seguida, deve-se comparar a classificação do IMC com os valores de ganho de peso da tabela a seguir:
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Antes da gravidez eu pesava cerca de 53,90 mas depois que eu engravidei e aos enjoos eu perdi três kg(eu estava com oito semanas).agora que eu estou com 26s engordei onze Kg no total ,eu estou engordando dms ou eu estou no padrão?
O controle do peso é feito nas consultas pré-natais. Durante esse acompanhamento, é possível identificar as gestantes com ganho de peso menor ou excessivo para sua idade gestacional e orientá-las sobre as condutas adequadas em cada caso.
Esse acompanhamento pode ser feito em todo o Brasil nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A estratégia Rede Cegonha contribui para uma assistência pré-natal adequada por meio da realização exames e consultas e orientações para uma gestação e partos saudáveis.
Nessa fase, é importante também consumir alimentos ricos em fibras, que ajudam a prevenir a prisão de ventre, além de aumentar a ingestão de água. Vale suco de frutas, água de coco ou normal. Consumir carnes e vísceras, como frango, peixe, carne de boi, fígado, ajuda a prevenir a anemia.
O cálculo do ganho de peso na gestação é baseado nas recomendações do Institute of Medicine (IOM), que significa “Instituto de Medicina”, em português, e que considera o IMC antes da gravidez.
Conforme orientações do Institute of Medicine (IOM-2009) existe uma faixa de ganho de peso recomendada por trimestre. Esse valor é determinado de acordo com a situação nutricional inicial da gestante.
Comecei a gravidez com86,300 perdi fui pra 83,200 e hoje com 38 semana estou com 92,150 Total de 6, kilos engordei em um momento cheguei a perder peso fiquei preucupada com meu bebê aí perguntei ao médico pq existe essa perda de peso as vezes ele respondeu que algumas mulheres que tem retenção de líquidos chega em um tempo que para de reter líquido por isso perde peso mais perguntei sobre o peso do bebê foi aí que ele pediu uma ultrassonografia onde mostrou que meu bebê tava muito bem então na dúvida quando vc esta perdendo muito peso o médico pede exame pra saber o pq da perda de peso era saúde do bebê
O cálculo é simples: basta informar nos campos: o seu peso pré-gravidez, depois o seu peso atual, no próximo a idade gestacional que se encontra e também se é uma gravidez gemelar ou não. Clique no botão calcular e o seu resultado aparecerá no campo de resultados abaixo.
Tais orientações se baseiam nos dados do Consócio Brasileiro de Nutrição Materno-infantil (CONMAI), adotados atualmente pelo Ministério da Saúde.
O cálculo é simples, basta informar nos campos: o seu peso pré-gravidez, depois o seu peso atual, no próximo a idade gestacional que se encontra e também se é uma gravidez gemelar ou não.
IMC menor que 18.
Em uma mamãe que ganha 14 kg durante a gravidez, o peso extra fica distribuídos assim: cerca de 2,5 kg de aumento no volume de sangue e do útero, 1,5 kg por causa da formação da placenta e do líquido amniótico, 3,5 kg do peso médio da criança, 2 kg em líquidos retidos pelo organismo e mais 4,5 kg de gordura nos seios, ...
Nas últimas semanas da gestação, o útero normalmente alcança o ápice de seu desenvolvimento, com uma capacidade de mais de 4 litros e meio de volume e pesando aproximadamente 1 kg (excluindo da conta aqui o feto e a placenta).
Para se ter uma idéia, geralmente com 28 semanas o bebê atinge 1.
Ganhar menos peso conforme os meses passam é normal. No primeiro mês, o bebê pode chegar a ganhar 1kg. No mês seguinte, 800g. No 3º e 4º, 650g por mês.
Assim, o seu desenvolvimento vai começar a ser lento e regular, continuando a ganhar peso e acumular gordura, numa média de 250 gramas por semana. Nesta altura é possível que ele pese por volta de 3Kg e meça 49 a 50 centímetros, embora estes valores possam variar bastante de criança para criança.
Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.