Kireji. No haiku japonês, um kireji, ou palavra de corte, normalmente aparece no final de uma das três frases do verso. Um kireji preenche um papel um tanto semelhante a uma caesura na poesia clássica ocidental ou a uma volta em sonetos.
Foi Guilherme de Almeida quem tornou o haicai conhecido no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940.
O haicai chegou ao Brasil no século XX, por influência francesa, sendo também trazido pelos imigrantes japoneses. O teórico literário Afrânio Peixoto foi um dos primeiros a apresentar essa forma poética no país, quando a compara com as trovas no ensaio “Trovas Populares Brasileiras”, escrito em 1919.
A poesia de Guilherme de Almeida anterior a 1922 caracteriza-se pela intensa influência do parnasianismo e do simbolismo, correntes literárias predominantes no Brasil durante o final do século XIX e começo do século XX.
A graça nesse livro é que os Haicais, como o próprio título diz, são visuais, ou seja, feitos apenas de imagens. Aqui não tem sílabas ou versos pra contar, mas a ideia do haicai aparece em forma de imagens. Como nas tirinhas, em 3 quadros o autor conta histórias com humor, inteligência e cheio de referências.
Com base no que aprendeu sobre a poesia nesta lição, é correto afirmar que umas das características do haicai é a A) CONCISÃO NA FORMA.
Como foi dito anteriormente, a concisão é uma das características do Haicai; assim, uma mesma palavra poder sugerir mais de um significado.