Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o Esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
Ossos laminares Também são chamados de ossos planos ou chatos e fornecem proteção. São formados, geralmente, por duas lâminas de tecido compacto quase paralelas e separadas por uma camada de tecido esponjoso, caracterizando-os como finos e compactos ossos do corpo .
O osso é uma estrutura formada por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rígido caracterizado pela presença de cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo.
O esqueleto humano adulto é formado por 206 ossos, que atuam na sustentação do organismo, proteção dos órgãos vitais, garantia da movimentação, produção de células sanguíneas e armazenamento de alguns sais minerais, tais como cálcio e fósforo.
Fêmur: Forma nossa coxa. É o osso mais longo do corpo humano. Patela: Osso que forma o joelho. Tíbia: É conhecida como osso da canela.
Os ossos chatos são relativamente finos e achatados. Exemplos: a escápula, osso situado na região do ombro, as costelas e no crânio.
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em:
São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal. Estes ossos têm cavidades (sulcos) com mucosa (que, se inflamada, causa sinusite).
Introdução. A doença óssea de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é um distúrbio comum caracterizado por áreas focais de atividade de remodelação óssea, levando à desorganização da estrutura óssea, afetando um ou mais ossos ao longo de todo o esqueleto.
Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade.
Os ossos das aves precisam ser leves e delicados para o vôo e muitos possuem cavidades para a diminuição do peso, são chamados ossos pneumáticos. No esterno possuem a quilha ou carena, local onde os músculos peitorais se inserem, estes são responsáveis pelos batimentos da asa.
Os ossos das aves precisam ser leves e delicados para o voo e muitos possuem cavidades para a diminuição do peso, são chamados ossos pneumáticos. No esterno possuem a quilha ou carena, local onde os músculos peitorais se inserem, estes são responsáveis pelos batimentos da asa.
Resposta. As penas são estruturas epidérmicas encontradas atualmente apenas em aves e que estão relacionadas principalmente com o voo.
Capacidade de Voo O esqueleto das aves é composto por ossos porosos com várias cavidades onde fica armazenado o ar dentro dos sacos aéreos. Esses ossos, conhecidos como pneumáticos e os sacos aéreos garantem uma diminuição do peso das aves, deixando elas mais leves e facilitando o voo.
Ossos Pneumáticos são ossos dotados de cavidades preenchidas por ar e revestidas por mucosa. Não possuem formas geométricas e são ocos, e servem para dar leveza e aumentar a área de inserção dos músculos. No corpo humano esses ossos estão presentes no crânio e são velhos conhecidos nossos, como o O. Frontal, o O.
O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração. Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos.
Periósteo: camada mais externa que envolve o osso. Osso compacto: parte mais rígida do osso que lhe garantem resistência. Osso esponjoso: camada menos densa. Canal medular: cavidade presente nos ossos longos onde se localiza a medula óssea.
O esqueleto apendicular é formado pelos:
Resposta. Sacro, pois ele fica localizado na base da coluna vertebral.