O ponto é um objeto que não possui definição, dimensão e forma. Por isso, é impossível encontrar qualquer medida nele, como comprimento, largura, altura, área, volume etc. O ponto é a base de toda a Geometria, pois é a partir de conjuntos deles que são formadas as figuras geométricas.
Em Matemática, particularmente na Geometria e na Topologia, um ponto é uma noção primitiva pela qual outros conceitos são definidos. Um ponto determina uma posição no espaço. Na Geometria, pontos não possuem volume, área, comprimento ou qualquer dimensão semelhante. Assim, um ponto é um objeto de dimensão 0 (zero).
O ponto não tem dimensão. Ele pode ser, por exemplo, um toque da caneta no papel. Representamos pontos no espaço sempre com letras maiúsculas (A, B, P, M, ...), exemplo: Por um ponto no espaço, passam infinitas retas.
Ponto, reta, plano e espaço são noções geométricas que não possuem definição, mas dão base para todo o conhecimento existente sobre a Geometria. Ponto, reta, plano e espaço são as noções primitivas da Geometria. Esses objetos não possuem definição, mas precisam existir para dar base para as definições geométricas.
O plano é um conjunto de retas dispostas lado a lado de modo que não haja espaços entre essas retas e que ele também seja infinito, além de não descrever qualquer curva.
Se uma reta tem infinitos pontos e um plano tem infinitas retas, isso significa que assim como por um plano passam infinitas retas, também por uma reta passam infinitos planos, ou seja, ambos os valores se igualam, apesar de serem infinitos.
em um plano são contidas infinitas retas.
Os planos secantes, também chamados de planos concorrentes, equivalem às retas concorrentes. Assim, dois planos são secantes quando são distintos e possuem pontos em sua intersecção.
3) Uma reta pertence a infinitos planos distintos. VERDADEIRA, por uma reta passam infinitos planos.
Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Retas que se cruzam em um único ponto São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
Duas retas distintas que estão em um mesmo plano são concorrentes quando possuem um único ponto em comum. As retas concorrentes formam entre si 4 ângulos e de acordo com as medidas desses ângulos, elas podem ser perpendiculares ou oblíquas. Na figura abaixo as retas r e s são perpendiculares. ...
Resposta. Resposta: 3,6 e 7.
Num triângulo equilátero, todos os lados e ângulos são congruentes; nos triângulos isósceles, apenas os lados iguais e os ângulos da base são congruentes.
Uma semirreta possui apenas um ponto de origem, ou seja, enquanto uma reta é infinita nos dois sentidos, uma semirreta só é infinita em um só sentido. Ela possui dois pontos, um ponto é a origem, o outro é um ponto de passagem.
Origem ou vértice é o ponto onde as duas semirretas se encontram. Bissetriz é a semirreta com origem no vértice desse ângulo dividindo-o ao meio. Ângulos consecutivos: dois ângulos são consecutivos se um dos lados de um deles coincide com um dos lados do outro ângulo.
Lembre-se que as retas são linhas não curvas infinitas e, portanto, são representadas por setas nos dois lados. Elas são indicadas por letras minúsculas (r, s, t). Já os segmentos de reta são delimitados por dois pontos distantes dentro da reta, os quais são indicados por letras maiúsculas.
1) extremidade de uma reta são os pontos no qual ela começa e no qual termina.
De acordo com a POSIÇÃO relativa às linhas podem ser classificadas em paralelas, perpendiculares e oblíquas.