Derivado do latim maurus, o termo foi originalmente usado para descrever os berberes e outros povos da antiga província romana da Mauritânia, onde atualmente fica o Norte de África. Com o passar do tempo, o termo foi sendo cada vez mais aplicado aos muçulmanos que viviam na Europa.
Ibérico significa aquele que pertence ou se refere à Península Ibérica, região localizada no sudoeste do continente europeu. ... O nome Ibérico, segundo alguns historiadores, teve origem no "rio Iber", hoje rio Ebro, um dos maiores rios da Espanha e da Península Ibérica, localizado na região da Catalunha.
E) A partir do século VIII, populações de língua árabe se estabeleceram na Península Ibérica como resultado da expansão e conquista islâmicas, e sua influência se tornou visível na arquitetura, na arte, na medicina e na ciência ibéricas, marcando, também, a formação da língua portuguesa.
herdamos o conhecimento sobre os algarismos arábicos, a álgebra e o conceito do zero (trazido da Índia).
Como foram os árabes os principais povos que formavam o Império Islâmico, sua língua predominou sobre os demais povos, como os berberes, que ocuparam a Península Ibérica, e influenciou palavras das línguas ibéricas, das quais podemos destacar alface, alcatrão, alferes, almoxarife etc.
Império português - o reino de Portugal - Da Guerra da Reconquista à dinastia de Avis.
Por volta do ano 711 a Península Ibérica foi invadida por soldados berberes, comandadas por Tárique, obrigando os visigodos a recolher-se principalmente na região de Astúrias, uma região no Norte da Península, que, pelas suas características naturais, colocava grandes dificuldades ao domínio muçulmano.
O processo histórico conhecido como Guerra de Reconquista consistiu na retomada dos territórios conquistados pelos mouros (berberes que professavam a religião muçulmana) na Península Ibérica. ... A luta por conquista de territórios se transformava também em uma luta religiosa opondo os cristão e os muçulmanos.
Império português - origens - A formação de Portugal e da língua portuguesa
Galegos e outros espanhóis, franceses, italianos e outros povos da Europa Ocidental, bem como com os povos de língua oficial portuguesa. Portugueses são um povo e grupo étnico da Península Ibérica, no sudoeste da Europa. O português é a sua língua, e o catolicismo a religião nominalmente predominante.
Portugal já comandou império de 14 colônias em quatro continentes. Regiões da África e Ásia foram principais fontes de escravos e pimenta. Conheça a história das colônias, além do Brasil.
Império Português
Os portugueses continuaram com Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. A colonização portuguesa de África, em particular dos territórios do interior verifica-se essencialmente no século XIX, após a assinatura do Tratado de Berlim em 1885.
Os colonizadores vieram de diversos países - França, Portugal, Alemanha, Bélgica, só para citar alguns europeus. O primeiro momento de colonização do continente ocorreu entre 1880 e 1910 (veja o mapa abaixo).
A colonização recente da África
Há alguns fatores que explicam porque a colonização da África não foi simultânea à da América. ... “Já nas Américas, os interesses de Espanha e Portugal foram primeiro explorar diretamente as riquezas minerais; depois, as potencialidades agrícolas.
A colonização portuguesa da América é marcada pela criação das capitanias hereditárias. Em contraste a fragmentação das possessões espanholas vizinhas, as colônias portuguesas na América formaram uma unidade e integridade territorial linguística após a independência, dando origem ao maior país da região.
As potências europeias, para garantir matéria-prima, ocuparam os territórios contidos no continente africano. Logo depois, promoveram a partilha do continente entre os principais países europeus da época, dando direito de explorar a parte que coube a cada nação.
Quando os lucros das especiarias começaram a ficar mais reduzidos por causa do aumento dos gastos para manter os domínios portugueses na África e na Ásia (naufrágios, estabelecimento de fortes e de feitorias, revoltas das populações locais, expulsão dos portugueses etc.), Portugal sentiu-se mais interessado em ...
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. Sempre que ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da colonização do Brasil.
Os europeus iniciaram, efetivamente, sua colonização da América depois da descoberta da rota marítima para a Índia no século XV. A Índia era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial na Europa. Ao navegarem para oeste, os navegadores europeus encontraram a América.
A colonização dos Estados Unidos foi realizada pelos ingleses no que ficou conhecido como Treze Colônias. Literalmente, tratava-se de 13 colônias fundadas por ingleses e que se transformaram nos EUA.