A pinocitose é um tipo de endocitose, no qual ocorre o englobamento de fluídos com substâncias dissolvidas. Esse processo envolve a formação de vesículas.
O endossomo tardio é semelhante ao endossomo inicial, mas apresenta um conteúdo mais ácido e cheio de pequenas vesículas originadas de invaginações da própria membrana envolvente.
1. Absorver na fagocitose (ex.: os macrófagos fagocitam corpos estranhos). 2. [Informal] Destruir ou absorver, à semelhança dos fagócitos.
O processo de endocitose divide-se em dois tipos: a fagocitose e a pinocitose. A fagocitose relaciona-se com o englobamento de partículas sólidas e grandes, enquanto a pinocitose relaciona-se com partículas líquidas e pequenas.
As amebas e protozoários, por exemplo, utilizam-se do processo de fagocitose para capturar partículas alimentares que, uma vez dentro da célula, são digeridas nesse processo. Em nosso organismo, alguns glóbulos brancos utilizam a fagocitose para englobar microorganismos invasores, como bactérias, inativando-as.
A fagocitose é um processo natural do organismo em que as células do sistema imunológico englobam partículas grandes por meio da emissão de pseudópodes, que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.
Esse processo ocorre na maioria das células, diferentemente da fagocitose, que é restrita apenas a alguns tipos de células. Um exemplo de pinocitose acontece no intestino, onde as células englobam moléculas de lipídios.
Processo de Pinocitose Quando a membrana se fecha em si, forma-se uma vesícula que é puxada pelo citoesqueleto para o citoplasma. Essa vesícula é denominada de pinossomos, em seu interior encontra-se a substância a ser digerida.
A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula ingere líquidos ou pequenas partículas inespecíficas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte em massa através da membrana plasmática. É um sistema de alimentação celular complementar à fagocitose.
4 - Vesículas - transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula. 5 - Retículo endoplasmático rugoso - participa da síntese e transporte de proteínas. ... 8 - Retículo endoplasmático Liso - participa do processo de transporte celular, além de participar da síntese de lipídios.
Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos. A fotossíntese é a principal responsável pela entrada de energia na biosfera e é realizada por organismos denominados fotossintetizantes, como plantas e algas.
A fotossíntese é um processo fotoquímico que consiste na produção de energia através da luz solar e fixação de carbono proveniente da atmosfera. Ela pode ser resumida como o processo de transformação da energia luminosa em energia química. O termo fotossíntese tem como significado síntese pela luz.
A Fotossíntese é o processo realizado pelas plantas para que haja produção de energia necessária para que possam se manter vivas. Ao contrário dos animais, as plantas produzem o seu próprio alimento. ... Para que aconteça tal processo a planta retira o gás carbônico do ar e também utiliza a energia do Sol.