INTRODUÇÃO: A reação pirogênica é desencadeada pela presença, na corrente sanguínea, de soluções contaminadas, infundidas no paciente, contendo endotoxinas ou produtos de degradação proteica.
Substâncias que induzem febre são chamadas pirogênios. A palavra pirogênio é relacionada à palavra grega pyro, que significa ardente ou fogo, uma descrição adequada para substâncias que produzem elevação da temperatura do corpo. ... Os níveis de pirogênio tornaram-se cruciais na liberação de produtos farmacêuticos.
Assim apirogênico significa ser livre de pirogênios....Produtos ideais para uso nesta técnica devem conter as seguintes características:
Diferentemente das soluções e dos medicamentos não estéreis, as soluções e os medicamentos estéreis devem ser preparados em ambiente estéril e com o uso de técnicas estéreis. Um ambiente estéril – ou sala limpa – é uma sala onde o número de partículas por metro cúbico de ar é controlado.
A manipulação de medicamentos estéreis somente pode ser realizada por farmácias licenciadas pela autoridade sanitária local, após inspeção para comprovação do atendimento aos requisitos deste Regulamento Técnico, do Anexo I e os requisitos específicos descritos no Anexo II.
Os injetáveis são formas farmacêuticas estéreis, livres de pirogênios, destinadas à administração parenteral. A esterilidade dessas formulações é essencial uma vez que entram em contato direto com os tecidos e, por isso, podem causar facilmente infecção.
Produtos farmacêuticos são ditos estéreis quando são totalmente livres de microorganismos. ... Sendo assim, todos os componentes e processos envolvidos na preparação desses produtos devem ser selecionados e desenvolvidos com a finalidade de evitar contaminações.
Eles podem incluir preparações estéreis a partir de ingredientes estéreis, preparações usando ingredientes estéreis em um ambiente que não seja ISO classe 5 ou preparações nas quais exista um prazo maior entre a manipulação e a esterilização.
O permeado passa por uma câmara de radiação ultravioleta e, finalmente tem-se a água para injetáveis pronta para a produção de medicamentos. No tanque de armazenamento, a água é sempre recirculada com uma velocidade de 1 m/s para que, com isso, evite-se ao máximo a formação de biofilme na tubulação.
Resposta: Antes de se transformarem em comprimidos ou cápsulas, as substâncias passam para uma etapa conhecida como granulação, que transforma o pó em grânulos. Esses grãozinhos, por sua vez, são prensados de acordo com a dosagem de cada medicamento.
Os medicamentos manipulados são produtos feitos diretamente na farmácia, pelo profissional farmacêutico, a partir das fórmulas descritas por um médico, nutricionista ou profissional habilitado.
Água Purificada: A água utilizada na manipulação deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema que assegure a obtenção da água com especificações farmacopéicas para água purificada, ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente.
9º - A prescrição farmacêutica deverá ser redigida em vernáculo, por extenso, de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais, sem emendas ou rasuras, devendo conter os seguintes componentes mínimos: I - identificação do estabelecimento farmacêutico ou do serviço de saúde ao qual o ...
A prescrição farmacêutica é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.