A tira satiriza o emprego da “tiponite” e do “gerundismo”. ... b) Sabendo-se que o sufixo "-ite" é muito empregado em nomes de doença (como apendicite, amigdalite) e significa “inflamação”, conclua: Qual é a visão do autor da tira a respeito da “tiponite”?
Resposta. Gerundismo é uma locução verbal que consiste no uso sistemático de verbos nogerúndio, cujo emprego é relativamente recente no português, particularmente o brasileiro. A concordância da construção com a sintaxe do português não é ponto pacífico, sendo, por vezes, considerada um vício de linguagem.
Sempre abrir. O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.
As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. ... -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.