Para o preparo da solução NaOH, pesou-se 1 grama do soluto, dissolvendo-se com água destilada com o auxilio do bastão, após transferiu-se para o balão volumétrico de 250 m/L, em seguida completou-se com água destilada até atingir o menisco, após homogeneizou-se a solução e transferiu-se para o frasco de plástico.
Pesar 40 g de NaOH em um becker de 100 ml. Adicionar 50 ml de água destilada e agitar até completar a solubilização. Transferir quantitativamente para um balão volumétrico de 100 ml e completar o volume com água destilada.
Passo a passo para fazer a diluição do ácido cítrico:
E por que ele fica amarelo quando o sopramos com um canudo? Eis a razão: “o gás carbônico que sai da nossa respiração dissolve na água e a torna mais ácida. Com isso, o azul de bromotimol fica amarelo”, conta o professor.
Lavar as paredes do frasco com água fria, previamente fervida e elevar o volume a 100 mL. Adicionar 5 g de iodeto de potássio (KI) p.a., agitar até dissolver e adicionar 5 mL de ácido clorídrico (HCl) 6 N. Tampar o frasco e agitar. Deixar em repouso por 5 minutos, fechado e em ausência de luz.
Ao diluir, sempre adicionar o ácido à água, nunca adicionar água ao ácido. Água adicionada ao ácido pode causar ebulição descontrolada e projeção do material.
Quando em contato com a água, o ácido ioniza-se com alta liberação de calor, podendo atingir a temperatura de ebulição da água com projeção de líquido. Portanto, sempre adicione uma quantidade de água no balão volumétrico antes de adicionar um ácido ou uma base, espere esfriar e complete com o volume necessário.
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista Logo tu vai precisar de 0,1 mol para preparar 1000 ml, mas voce precisa apenas de 100 ml, então tu dividi os 2 lados por 10; ai tu vera que vai precisar de 0,01 mol para preparar 100 ml.