O Odu Ofun. Ôfun é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com dez conchas abertas pela natureza e seis fechadas. Nesta caída responde Oxalufan e Ayra. Significa problemas inerente a barriga, útero, trompas e ovários que leva quase sempre a cirurgia, se for homem deve ter cuidado com a próstata.
Os Odus são os mensageiros de Ifá - o Orixá do Destino! Durante a consulta ao Jogo de Búzios, é através dos Odus que os Exu e todos os Orixás se comunicam conosco e transmitem seus ensinamentos e orientações.
Este odu é o quarto no jogo de búzios (Oyó Ifá) e o quinto na ordem de chegada no sistema de Ifá (Opele Ifá), onde é conhecido pelo mesmo nome. Fala de casos amorosos com separação, maldade, miséria, problemas de egum (antepassados), fala de Abicu, diz que se não tratado, a vida de seus Omos (filhos) não caminha.
A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade. ... No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação iorubá, os 16 odus são os caminhos da vida. Cada pessoa tem o seu caminho revelado por Ifá através do Odu.
Retire as cascas do feijao, fazendo uma massa, amassando. Adicione a cebola ralada, sal e cozinhe Faça bolinhos e frite no azeite de dendê. Ofereça no alguidar em cima de folhas de couve e acenda a vela vermelha, pedindo o axé e vitórias sobre inimigos.
“Oh Mãe Iansã, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura, Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades ...
Pomba Gira - vinho, Martini, cidra, champagne, whisky, aguardente. Exu Mirim - Pinga. Marinheiro - Rum, aguardente, Pinga, cerveja branca e vinho. Boiadeiro - Aguardente, pinga e cerveja.
Cachaça
O mito que está mais próximo deste imaginário é Jorge, São Jorge, e que também se une a bebida do guerreiro, pois oferecer e beber cerveja aproxima a pessoa do sagrado. São Jorge: santo da Igreja; orixá Ogum na umbanda; herói da Capadócia; orixá Oxóssi, o caçador, no candomblé. Ele é um mito cultuado com a cerveja.
Exu bebe a “marafo” (pinga). Alguns bebem whisky ou vinho, alguns que bebem cerveja; Pomba-Gira bebe champagne, sidra ou vinho.
Da mesma forma Xangô, sua honra, determinação, imparcial, traz esse mesmo orgulho. As entidades que atuam em sua frequência, normalmente fazem uso da cerveja preta, pois é doce, para diminuir o fel da cólera do fogo, e o suave fermentado, aplaca a energia do fogo e da justiça…