De acordo com as escrituras Naamã havia contraído lepra, uma doença de pele sem cura e sem tratamento na época e estava condenado ao isolamento. Foi uma escrava hebreia que servia sua esposa que comentou com ela que havia um profeta em Samaria que servia a um Deus capaz de curar doenças.
Naamã (em hebraico: נַעֲמָן, "agradabilidade") era um comandante dos exércitos de Benadade II, no tempo de Jorão, rei de Israel. Ele é mencionado em 2 Reis 5 do Tanaque.
b) Sete simboliza a plenitude: na cultura judaica o número sete representa a perfeição, a completude, a plenitude. Os sete mergulhos apontam para a cura total. Naamã, quando exercitasse a ordem de Deus com fé, receberia a cura total de sua lepra. Mas não somente isso, o coração de Naamã também foi curado da soberba.
O nome da menina não é citado, nem tampouco sua idade, embora, acredita-se que não tenha mais do que quinze anos. E este é o único relato bíblico em que a encontramos. Ao ser levada como escrava a menina é deixada à disposição da esposa de um grande oficial do exército Sírio e trabalharia em sua casa.
Essa menina foi levada para trabalhar na casa de uma pessoa leprosa. A Bíblia não cita o nome da menina, mas mostra o nome desse homem: Naamã. A menina não foi convidada para trabalhar na casa dele, mas foi levada cativa, prisioneira, escrava, sem direito a salário, feriados ou folgas.
De acordo com a Bíblia, Naamã foi um importante e respeitado general sírio que foi contagiado por lepra, uma doença terrível que se alastrava na região. ... Os leprosos eram, portanto, afastados da sociedade, mas Naamã era uma peça fundamental socialmente porque comandava o exército.
Naamã: Significa “agradável”. Nome bíblico e, portanto, de origem hebraica, que significa “agradável”. Trata-se de um bonito nome que reflete agradabilidade e simpatia e que, no nosso país, é utilizado especialmente para meninas em virtude do nome ter a terminação em a. ...
Então Eliseu mandou um mensageiro. Nem ele foi, porque sabia da prepotência de Naamã. Ele sabia que a lepra de Naamã estava nessa área, a prepotência humana. E lá estava a sua instrução: vai e lava-te sete vezes no Jordão e a tua pele será restaurada e ficarás limpo.
Geazi era aprendiz de Eliseu era pra ser seu sucessor, mas pela sua cobiça e esperteza o fez fracassar e foi condenado para sempre, ele e sua semente. Em I Rs Eliseu era um lavrador, filho de Safate, e, no momento em que foi chamado para o exercício do ministério profético, estava lavrando a terra.
A doença é classificada em dois tipos principais: lepra paucibacilar e lepra multibacilar. Os dois tipos distinguem-se pelo número de manchas de pele hipopigmentada e dormente – a lepra paucibacilar possui cinco ou menos e a multibacilar mais de cinco.
Lesões no nariz; Lesão dos olhos pode causar cegueira; Paralisia dos braços ou pernas; Impotência e esterilidade, pois a infecção pode reduzir tanto a quantidade de testosterona quanto a quantidade de espermatozoides produzidos pelos testículos.
Hanseníase ou lepra, nome pelo qual a enfermidade era conhecida no passado, é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, em memória de seu descobridor. É provável que a transmissão se dê pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva.
Hanseníase: doença silenciosa e infectocontagiosa que pode causar incapacidades físicas graves. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica caracterizada, principalmente, por lesões na pele com alteração de sensibilidade.
Hanseníase virchowiana (ou lepromatosa): nestes casos a imunidade é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele ( ...
Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas. Inchaço de mãos e pés. Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos. Úlceras de pernas e pés.
Como é possível prevenir-se? Através do diagnóstico precoce, tratamento e educação sanitária (exame precoce dos contatos intradomiciliares) e vacinação pela BCG.
A lepra é endémico em diversas regiões do mundo. A única protecção tem vindo actualmente da vacinação com BCG (bacilo Calmette-Guerin), uma única dose de que dá 50 por cento ou uma protecção mais alta contra a doença.
A parte neurológica vem do comprometimento dos nervos periféricos, responsáveis pela sensibilidade e motricidade. Por isso, a hanseníase é a única doença dermatológica que tem alteração de sensibilidade na pele.
Sintomas de Hanseníase