A pessoa mais antiga deste apelido que se conhece é João Anes de V. Boas, senhor da Torre de Airó, nas faldas do Monte de Airó, freguesia de S. Jorge de Airó, termo de Barcelos, e dos reguengos de Vilas Boas, fidalgo muito distinto do tempo de D.
Os Irmãos Villas-Bôas – Orlando, Cláudio e Leonardo – foram importantes exploradores brasileiros e defensores da causa indígena no país. Nascidos na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, na década de 1910, lançaram-se em uma grande aventura pelo interior do Brasil no início dos anos 1940.
1943 - EXPEDIÇÃO RONCADOR-XINGU Além de realizar o reconhecimento oficial das áreas ocupadas pelos povos indígenas, a expedição tinha como objetivo mapear a região central do Brasil e abrir caminhos que a ligassem ao restante do País.
Resposta. Resposta: A Expedição Roncador-Xingu foi uma parte do processo de interiorização do Brasil, a Marcha para o Oeste, criada em 1941 pelo governo de Getúlio Vargas.
Criado o Parque Nacional do Xingu, posteriormente denominado Parque Indígena do Xingu, em 1961, Orlando Villas-Bôas foi nomeado seu administrador-geral. No exercício dessa função, pôde melhorar a assistência aos índios, garantir a preservação da fauna e da flora da região e reaparelhar os postos de assistência.
Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro, bem antes da colonização pelos portugueses. ... Entre importantes tradições deixadas pelos índios está a culinária. O alimento de origem indígena mais utilizado em todo o Brasil é a mandioca e suas variações.
Sobre a utilização da mão-de-obra escrava no Brasil colonial, podemos afirmar que: A) Foi utilizada a mão-de-obra indígena escravizada em todo o período colonial, uma vez que os indígenas já viviam no território brasileiro.
A mão-de-obra africana escravizada foi introduzida no Brasil colonial em substituição à mão-de-obra indígena. C) A utilização de africanos como escravos foi frustrada, os custos de transporte elevavam o valor final, Portugal, portanto, abandonou a ideia de trazer africanos para o Brasil.
A escravidão colonial foi uma das marcas mais evidentes da colonização portuguesa no Brasil. Nativos e africanos foram sujeitos a regimes de trabalho forçado. ... O uso da mão de obra escrava, a princípio, começou com a exploração dos indígenas, no entanto, progressivamente, passou-se a utilização do africano.