Sutil é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquilo que é extremamente pequeno, quase impalpável. Sutil é ainda algo feito com delicadeza, algo meigo, suave. No sentido figurado, sutil se refere a um comportamento hábil, engenhoso, perspicaz, que tem agudeza de espírito.
A palavra sutil se refere a algo ou a alguém que tem sutileza, ou seja, que é fino, delicado, tênue, pequenino, leve, delgado, silencioso, brando. Refere-se ainda a uma pessoa com agudeza de inteligência e de espírito, ou seja, a uma pessoa perspicaz, engenhosa, primorosa, talentosa, hábil.
Para ser uma pessoa sutil é preciso ser discreto, evitar alarde e nunca se envolver com o escândalo, afinal, quem tem serenidade sabe agir sem fazer barulho. É como a mensagem da história da Carroça Vazia: “Fale pouco, ouça mais, aprenda sempre. Mantenha o equilíbrio e a serenidade em qualquer situação“.
1 Qualidade ou caráter do que é sutil. 2 Algo que revela grande delicadeza.
1. Acto de existir; estado do que é ou do que existe. 2.
Ou seja, neste caso o prefixo é a palavra auto e a palavra existente é o substantivo estima. Segundo a nova regra ortográfica, quando um prefixo terminado em vogal é acrescentado a uma palavra começada também em vogal, mas uma diferente, as duas palavras devem ser unidas.
Um grande problema que veio acompanhado com o Novo Acordo foi o emprego do hífen (ou não) nas palavras com prefixos. Você sabe se o correto é autoavaliação ou auto-avaliação? A mudança eliminou a separação das palavras auto e avaliação por hífen....autoavaliação;
"Auto" e o hífen
Que se sustenta ou se pode sustentar a si próprio (ex.: comunidade auto-sustentável ). Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autossustentável. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-sustentável. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autossustentável.