A constante de Planck, representada pelo símbolo h, é uma das constantes fundamentais para o estudo da física quântica e vale cerca de 6,6207.
O Modelo Atômico de Bohr apresenta o aspecto de órbitas que possuem elétrons e um pequeno núcleo no centro. ... A existência de um espectro de linha favorece o modelo atômico de Bohr pois comprova que dos valores das energias quantizadas, um elétron apenas em um átomo poderá ter valor de energia.
A luz branca, ao passar por um prisma, se dispersa em seus comprimentos de onda componentes. ... Um corpo opaco quente (sólido ou fluido muito denso) produz um espectro contínuo, isto é, tem todos os comprimentos de onda.
Quando a luz branca incide sobre uma superfície que separa dois meios surge um leque de cores. Esse fenômeno é denominado dispersão da luz e acontece em razão da diferença de incidência de refração, como também da diferença de velocidade de propagação do feixe de luz.
Pelo fato de a luz branca ser composta por diferentes frequências de luz, e o índice de refração ser diferente para cada uma dessas frequências, o desvio angular da luz também será diferente para cada uma delas.
Quando a luz branca atravessa um prisma transparente ela decompõe-se, tornando evidente o espectro de cores que se une para formá-la. ... Como o índice de refração da luz é diferente para diferentes frequências, ocorre a separaçao do feixe, possibilitando a observação do espectro visível.
Vimos também que quando a luz incide sobre uma das faces de um prisma, sofrerá duas refrações. Sendo assim, quando uma luz policromática (duas ou mais cores) incide sobre um prisma ocorre o fenômeno que conhecemos como dispersão da luz, ou seja, ocorre o fenômeno idêntico ao que forma o arco-íris.
Resposta. Quando a luz branca atravessa o prisma óptico acontece a separação da luz solar em várias cores, como as do arco-iris, cada qual com uma frequência diferente. Esse fenômeno é chamado de dispersão.
A luz branca é composta pelas mesmas cores que o arco-íris. Depois da chuva, muitas vezes vemos no céu um bonito arco-íris, que resulta do facto de algumas gotas de água que as nuvens formam decomporem a luz branca que por elas atravessa, da mesma maneira que o prisma de Newton.
Como você deve lembrar das aulas de Física, a luz branca (luz solar), na verdade, é composta pela combinação de sete cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Em 1666, o cientista inglês Isaac Newton verificou que a luz branca proveniente do Sol é, na realidade, composta por luzes de várias cores. Isso pode ser percebido quando a luz branca passa por um prisma de vidro. Nessas condições ocorre a decomposição da luz branca nas várias cores que formam o arco-íris.