Consciência fonológica e consciência fonêmica são termos relacionados ao conhecimento que os falantes têm da organização da sonoridade. Podemos dizer que a sonoridade da fala é expressa nas palavras que pronunciamos. ... A habilidade de identificar e manipular sons individuais é denominada consciência fonêmica.
A consciência silábica acontece a partir da fonetização da escrita e manipulação das sílabas, compreendendo que a escrita representa os sons que falamos. Sendo assim, a consciência silábica NÃO PODE SER CONFUNDIDA com MÉTODO SILÁBICO.
A consciência fonológica divide-se em dois níveis muito complexos: a consciência silábica e a consciência fonémica, sendo esta a ordem de trabalho durante a aquisição da leitura e escrita.
As atividades mais adequadas para aprender essas técnicas incluem:
Um importante obstáculo para a maioria das crianças é compreender o princípio alfabético: palavras escritas contêm combinações de unidades visuais (letras ou combinações de letras) que são sistematicamente relacionadas às unidades sonoras das palavras (fonemas).
Bom, as rimas são repetições de sons parecidos no final das palavras, como, por exemplo, com as palavras "estremece" e "merece". ... Já as aliterações são sons semelhantes no início da palavra. Elas também ajudam, junto das rimas, a compor o ritmo e a sonoridade das músicas e dos poemas.
Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.
Classificação das Estrofes
Tipos de estrofe