A espécie humana é Diplóide, ou seja, possui um número de cromossomos assim: 2n = 23, ou seja, há 23 pares de cromossomos que determinam nossas características. Para enxergar melhor, observe este cariótipo humano (exame para identificação dos cromossomos) abaixo:
Os cromossomos sexuais são os responsáveis pela determinação do sexo, e os autossomos ocorrem tanto em homens quanto em mulheres. A espécie humana apresenta 46 cromossomos, sendo 44 autossomos e dois sexuais. Na mulher, encontram-se dois cromossomos sexuais X; no homem, há um cromossomo X e outro Y.
Autossoma ou autossomo ou cromossomas somáticos são cromossomas que não estão ligados ao sexo e fazem parte do patrimônio genético da espécie, junto com os cromossomas sexuais. O ser humano possui 44 autossomas que formam 22 pares de cromossomas e mais um par de cromossomas sexuais (alossomo), que determinam o sexo.
A meiose é um processo de divisão celular que gera quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Esse processo de divisão é responsável pela formação de gametas.
Para determinar o número de genótipos do cruzamento AabbCc x aaBBCc, devemos: 1° decompor o poliibrido e analisar cada caráter separadamente; 2° determinar o número de genótipos para cada caráter e efetuar o produto dos números encontrados.
Cada cromossomo é formado a partir de uma única molécula de DNA extremamente longa, que contém vários genes e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seres vivos. Está intimamente relacionado à determinação do sexo e a herança genética.
Se a penetração do espermatozóide ocorre, o ovócito secundário dá origem à ovótide (e a um corpúsculo polar que se degenera) e ao óvulo maduro, contendo o pronúcleo, que carrega 23 cromossomos maternos.
Os cromossomos pareados são chamados de autossomos. Os cromossomos não-pareados são chamados de cromossomos sexuais. No caso da espécie humana, o total de cromossomos é de 23 pares, sendo 22 pares de autossomos e um par de cromossomos sexuais (XX ou XY).
Cromossomos homólogos são os pares de cromossomos herdados do pai e da mãe que possuem informações genéticas semelhantes, assim como comprimento, estrutura, quantidade, localização de genes e centrômeros também similares.
O número de cromossomos em um conjunto é representado por n e, por essa razão, as células haploides também são representadas apenas por n. No caso dos seres humanos, as nossas células haploides são nossos gametas que apresentam apenas um conjunto cromossômico, ou seja, 23 cromossomos.
Diz-se então que nos gametas humanos n= 23 (n é o número de cromossomos diferentes). As demais células humanas possuem dois cromossomos de cada tipo. Essas células possuem 46 cromossomos (23 pares) no núcleo e são representadas por 2n = 46.
São cromossomas de origem paterna e materna que apresentam os mesmos genes para as mesmas características. Esses genes têm localização idêntica nos dois cromossomas (genes alelos). No óvulo ou zigoto, um cromossoma vem do espermatozoide e o outro vem do ovócito.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
Como você deve ter observado, o último par, de número 23, tem uma forma distinta dos demais. Isto é o tema dos próximos tópicos!
Todo ser humano possui 23 pares de cromossomos em cada célula. Entre eles, um par de cromossomos X e Y, cuja combinação determina essencialmente o sexo da pessoa: mulheres são XX e os homens, XY.
Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.
No entanto, a verdade é que cada mãe tem 50% de chances de ter um menino ou uma menina com cada gravidez, mesmo em famílias onde há uma tendência de ter só homens ou só mulheres. O gênero de qualquer concepção tem uma probabilidade de 50:50. Isso significa que 50% das vezes o mito estará certo.
O que determina o sexo do bebê? O sexo do bebê é determinado pelo homem durante a concepção. ... Ao se unirem, a mulher traz um X e o homem um X para conceber uma menina ou um Y para que seja um menino. É por isso que a decisão dependerá exclusivamente do espermatozoide, com uma probabilidade de 50% para cada sexo.
Durante as 12 primeiras semanas de gravidez, não há grandes diferenças entre o feto masculino e o feminino. Nesse período, o bebê se desenvolve na barriga da mãe, partindo de uma única célula, que se multiplica e se transforma em estruturas fetais, criando tecidos, órgãos e sistemas.
Como calcular o peso que pode engordar
O Teste de Gravidez é um app gratuito para Android, que oferece um questionário para aquelas mulheres que desconfiam que estejam grávidas. Ele não é válido como uma ida ao médico ou exame de laboratório, mas ajuda a ter uma noção das chances de estar esperando um bebê, a partir das respostas dadas em sua investigação.
Como posso saber se estou grávida tocando a barriga? Durante os exames de pré-natal o obstetra palpa o abdômen materno para identificar a posição do bebê. Ele também mede a altura uterina para avaliar se o crescimento do bebê está adequado. Palpar o abdômen para identificar o útero ou o bebê exige treinamento.