Quando temos uma informação intercalada na frase Aqui, utilizamos a vírgula depois do “e” quando ele é precedido de uma intercalação. Exemplo: O trem das onze”, de Adoniran Barbosa, e “As rosas não falam”, de Cartola, representam dois grandes sambas brasileiros.
não só … como (também) É corrente em nossos textos, no entanto parece gerar dúvida quanto ao uso ou não de vírgula. Não sem razão. Estamos acostumados a pensar na conjunção “mas” como adversativa. No caso das expressões enfáticas que listamos, a conjunção, dentro daquela estrutura maior, tem função aditiva.
Formas corretas: O relatório ficaria pronto hoje, mas vai atrasar ou O relatório ficaria pronto hoje, entretanto vai atrasar. Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa.
Sinônimo de também
O Porém com acentuação gráfica, é sinônimo de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”. Pode também ser considerada como um substantivo comum masculino, quando representa algum obstáculo. Exemplos com porém: Vocês podem comer sorvete, porém devem almoçar antes.
Indica a conclusão de uma ideia anterior: 1 dessa maneira, desse modo, desse jeito, desta forma, desta maneira, deste modo, deste jeito, assim, assim sendo, sendo assim, por isso, portanto, então, à vista disso, dessarte, destarte, isto posto, logo, por conseguinte, por consequência, consequentemente.
Deve-se usar a palavra deste em relação a algo que se encontra próximo da pessoa que fala; e o termo desse em relação ao que está próximo da pessoa para quem se fala. Por exemplo: Gosto mais deste gato do que desse cão. O gato encontra-se junto do emissor e o cão deverá estar próximo do receptor.
1 assim sendo, sendo assim, posto isto, assim, portanto, por isso, por conseguinte, então, logo, desta forma, deste jeito, deste modo, desta maneira, consequentemente, destarte, dessarte. Exemplo: Já tínhamos decidido nossa intervenção, mas, isto posto, repensaremos nossa abordagem.