O Complexo Regional Centro-Sul é uma das três regiões geoeconômicas do país e é composto pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, boa parte de Minas Gerais e uma pequena área de Tocantins e Mato Grosso.
(é interessante comentar que exitem várias divisões, porém as principais e mais difundidas são do IBGE, Complexos Regionais, “Três Brasis”, “Quatro Brasis”). Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização.
O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além disso, o país também é regionalizado em três macrorregiões econômicas: Centro-Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás), Nordeste (Bahia, ...
67.
Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.
Resposta: A regionalização pelo IBGE admitiu critérios econômicos e naturais, dividindo as regiões brasileiras por possuírem aspectos de rios, matas, formações ecológicas em comum e atividades econômicas comuns também.
Resposta. Resposta: Sul, Suldeste e Centro - Oeste ( Mato Grosso do Sul e Goiás ), Com "sede" em São Paulo, cidade global e pólo do meio técnico-científico-informacional.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) considerou como divisa das macrorregiões os limites territoriais porque, diante do modelo federal, é muito difícil definir fronteiras, ainda que superficiais, para economia e políticas econômicas - que ficam limitadas pelos interesses de cada Estado.
Resposta. Muitos deles tentaram, ao máximo respeitar os limites territoriais já existentes. Em um segundo momento, seguiram as próprias fronteiras naturais, como rios, montanhas e cordilheiras. Eles também focaram na topografia terrestre e no clima.
5): uma Região Concentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia” (p. 268).
“Região concentrada é a área onde os acréscimos de ciência e tecnologia ao território se verificam de modo contínuo. Expressão mais intensa do meio técnico-científico-informacional, essa região tem como polo as metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro.
São características da Região Concentrada a presença de grandes quantidades de sedes de empresas e universidades e de uma infraestrutura de comunicações que integra a região à economia globalizada.
A Região Concentrada, abrangendo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, caracte- riza-se pela implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação.
A idéia de Região Concentrada não é nova. O próprio Milton Santos, junto com Ana Clara Torres Ribeiro, sugeriram o uso da denominação em 1979. ... A Região Concentrada caracteriza-se pela densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações.
Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe compõem a Região Nordeste do Brasil. Essa Região possui a maior quantidade de estados (nove), sua extensão territorial é de 1.