A pós-graduação, como o próprio nome já diz, é feita depois de ter concluído um curso do Ensino Superior, seja um bacharelado, seja uma licenciatura, seja um tecnólogo. Durante a graduação, determinados temas são abordados de forma superficial em algumas disciplinas, por conta da carga horária do curso.
Lato sensu e stricto sensu nas leis De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações stricto sensu se referem aos “programas de mestrado e doutorado”. Já as pós lato sensu são os “programas de especialização” e “incluem os cursos designados como MBA”.
O objetivo da pós-graduação lato sensu é proporcionar aos profissionais uma atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e atuação. Por isso, um profissional formado no curso de Direito pode dar continuidade à sua formação com uma pós em Direito Ambiental, por exemplo.
Em sentido literal, do latim, a expressão lato sensu significa “sentido amplo”. Essa modalidade engloba os cursos de pós-graduação voltados para algum tipo de especialização. São cursos para preparar o aluno para o mercado de trabalho.
A expressão stricto sensu vem do latim e significa "sentido restrito". As pós-graduações nesta modalidade são as que têm foco na formação de professores universitários e pesquisadores....Pós-doutorado
360 horas