A cúrcuma é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda (medicina desenvolvida na Índia) há cerca de seis mil anos. É indicada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.
O açafrão tem poderes anti inflamatórios, 100% naturais. A curto prazo as inflamações são importantes. Ajudam o corpo a combater invasores e a reparar tecidos. Sem inflamações, bactérias e fungos podiam matar-nos.
Em doses elevadas, a ingestão de açafrão pode causar algumas reações, como náusea, diarreia, hipotensão, dores no estômago e aumento do fluxo menstrual, entre outros.
A Piperina é extraída da Pimenta Preta é ideal para quem quer melhorar os níveis de vitaminas no corpo, melhorar a digestão. As substâncias da pimenta (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago.
A piperina é um alcaloide extraído das sementes de Piper nigrum (pimenta-preta). Age como estimulante natural e influencia na absorção de selênio, vitamina B e b-caroteno. Atualmente vem sendo empregada no tratamento de atletas e idosos com intuito de proporcionar maior absorção de nutrientes.
Piperina – composto orgânico, alcalóide, presente na pimenta preta (Piperis nigrium) derivado de piperidina. Encontra-se na camada superficial dos frutos de pimenta preta. Substância cristalina incolor, que também pode ser encontrada numa cor amarela creme.
Pimenta do reino: Essa é a pimenta preta, típica da Índia e que é rica em piperina, substância com propriedades termogênicas, o que ajuda a emagrecer. Pimenta malagueta: Essa é a pimenta mais consumida no nordeste do país, usada na preparação de pratos típicos, como o acarajé.
Pacientes com gastrite ou úlcera gastroduodenal, pancreatite, hemorróidas e hipertensão arterial, não devem fazer uso sem orientação médica, pois pode causar Page 3 irritação no sistema digestivo e irritar e piorar quadros inflamatórios se consumida em excesso por esses pacientes.
O Piperina apresenta função digestiva e ativa o metabolismo. As substâncias da pimenta (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago.
Comprar Piperina 15 Mg 60 Cápsulas | Drogaria Minas-Brasil.
Dessa forma, o ideal é adicionar a Cúrcuma ao azeite de Oliva ou óleo de coco e acrescentar uma pitadas de pimenta-preta (que contém piperina). Assim, você conseguirá multiplicar por várias vezes a absorção da Cúrcuma no seu organismo.
MÉTODOS: Em um balão de fundo redondo de 250mL, adicionou-se 150mL de acetato de etila e 50g de pimenta-do-reino moída. Manteve-se a mistura reacional em refluxo por 5 horas. Após este período, o solvente foi removido em rota-evaporador.
Esta planta herbácea pode alcançar 1,5 m de altura. Tem folhas grandes, de cor verde pálido na ponta e estrias com bandas castanhas de cada lado do nervo central.
Estudos modernos descobriram que reduz espasmos e flatulência. Aliás, descobriu-se que a cúrcuma e a pimenta-do-reino aumentam a atividade das enzimas digestivas no intestino, ajudando o organismo a processar os alimentos de maneira mais rápida e fácil.
Ingredientes
Cúrcuma com pimenta preta é melhor absorvido com gorduras. Mais um motivo para temperar sua salada e comer no almoço, por exemplo. Uma outra ideia é tomar um copo de água misturado com cúrcuma com pimenta preta e meio limão. É claro que o gosto não é dos melhores, mas os benefícios são imensos!৩০ জুলাই, ২০২০
A Cúrcuma é um potente anti-inflamatório e antioxidante,utilizado para reduzir dores das doenças reumáticas (artrite reumatóide), e a Piperina é um digestivo e tem a função de ativar o metabolismo. Melhora a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possui efeito anti-flatulência e ação antioxidante.
Para fazer o seu, ferva quatro copos de água, adicione uma colher de chá de açafrão moído, e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Coe e acrescente gengibre para adicionar sabor.
– Para um copo de água pura, junte uma colher de chá de açafrão em pó. – Depois, mexa muito bem este preparado, misture bem e beba de imediato. – Pode fazê-lo durante as refeições, mas também em jejum, todos os dias, assim que se levanta, mesmo antes de tomar o pequeno-almoço.
Fazendo o pó de cúrcuma: Pode-se secar os rizomas no sol, e guardá-los assim, para utilização posterior ( é só depois processá-los para virar pó ). Eu gosto de processar eles frescos, fazer uma pasta, e depois desidratar – assim já consigo em dois dias ter potinhos cheios de pó de cúrcuma para usar à vontade.
Açafrão no forno; Após algumas goras no forno nosso açafrão ficará assim: Finalização do processo de secagem; Agora vem a finalização do nosso processo de secagem ,vamos retirar nosso açafrão do forno e deixar esfriar por cerca de 40 minutos ,este momento é fundamental para os aromas se intensificarem .
O açafrão não colhido no primeiro ano rebrota no início das chuvas e vegeta por mais um ciclo. No segundo ano, apresentará rizomas de maior tamanho e qualidade e maior produtividade. Essa é a chamada cúrcuma de dois anos. A colheita geralmente é manual, utili- zando-se enxada ou enxadão para a retirada dos rizomas.
No começo do ano, entre fevereiro e março, desabrocham as lindas flores brancas que duram vários dias. Pouco depois, quando abril já vem anunciando um vento frio, as folhas começam a perder a graça e o viço, para ficarem amareladas entre maio e junho. É hora de pegar na enxada.
Como cultivar gengibre dentro de casa, passo a passo: Encha o seu vaso com solo rico em matéria orgânica. Coloque o gengibre no vaso com o botão apontando para cima e regue bem. Coloque o gengibre em um local que permaneça razoavelmente quente e não receba muita luz solar direta. Mantenha o solo úmido.
O chá de gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajudar na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias. Ele também ajuda a prevenir gastrite e úlceras, uma vez que atua no combate à bactéria H.