A ideia da obra era ressaltar o poder monárquico do recém-instaurado império. A obra representa a cena de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil. ... A imagem que consagrou o 7 de Setembro é verossímil, mas não relata com exatidão o ocorrido no Dia da Independência.
Acontecimento ocorrido a 7 de setembro de 1822 que simboliza a independência do Brasil. ... Pedro IV), regente do Brasil, declarou o território definitivamente separado da metrópole, bradando "Independência ou morte!". O facto ocorreu nas margens do Rio Ipiranga.
Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “. Mais do que um Feriado, o dia 7 de Setembro é uma data para relembrarmos a história do país.
No quadro de Pedro Américo é mostrado que uma grande comitiva acompanhava o grito de "independência ou morte" de Dom Pedro I, quando, na verdade, no máximo 14 pessoas estavam presentes no momento da proclamação.
Datada de 1888, a pintura exibe uma representação de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil. Feita sob encomenda, a obra de grandes proporções tem 415 x 760 cm e encontra-se atualmente no Museu Paulista (Museu do Ipiranga) e pode ser classificada como uma obra do Neoclassicismo.
Resposta. Resposta: ao pintar o quadro indepe ndencia ou morte pedro americo mostra uma realidade sobre a independencia: somente militares participaram da proclamação de independencia, nao houve participação de civis, e a população pobre não sofreu mudanças significativas, já que o poder continuava focado em uma elite.
Conheça os principais personagens da Independência do Brasil
Positiva-geração de emprego,aumento nas exportações,desenvolvimento sócio-econômico. Negativo-Desmatamento,erosão do solo, contaminação tanto do solo quanto da água,extinção de animais e vejetais,etc.
O aumento da exploração, nesse período que os índios que já habitavam aqui se tornaram escravos, fez com que o Brasil se comunicasse mais, ligando outras regiões do Brasil, houve a migração dos portugueses pra cá, distribuindo melhor a população e também um ponto importante, surgiu a Classe média!
Ciclo do ouro em Minas Gerais As jazidas de ouro descobertas em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso foram divididas em lavras (lotes auríferos para exploração). Durante o auge deste ciclo, no século XVIII, milhares de pessoas foram para estas regiões e estima-se que a população tenha dobrado em um século.