Vamos montar um Herbário?
Para secar as plantas é necessário, no dia da colheita, colocar as plantas entre folhas de jornal para serem prensadas. Existe uma série de procedimentos que deve ser seguida. 1. Colocar apenas uma planta em cada folha de jornal, como indicado na figura 3.
As exsicatas devem ser armazenadas em local seco e arejado....Materiais necessários:
Após a coleta da espécie vegetal, uma amostra seca de partes dessa é prensada e fixada em uma cartolina acompanhada de etiqueta ou rótulo, contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, esse material encaminhado para identificação botânica é chamado de exsicata, que ficará depositada em um herbário.
Como salientado anteriormente, o herbário consiste em uma coleção de plantas mortas e preservadas que apresentam diferentes fins, sendo um deles o educacional. As plantas são coletadas, identificadas e preparadas de modo a se manterem preservadas. Para a criação do herbário devem ser criadas exsicatas.
Coloque os galhos para secar em uma área seca e bem arejada. Você pode secá-los ao sol, mas deverá movê-los para o interior assim que chover. O tamanho e o conteúdo de umidade dos galhos determinará o tempo de secagem.
Desidratar as folhas e estocar na cozinha é muito simples: basta colher alguns ramos e colocar à sombra sobre uma superfície limpa. Com o passar do tempo ele perde a água e muda a cor da folha para um verde menos intenso.
Lave e seque a hortelã. A hortelã deve estar completamente seca antes de você começar. Passe o papel toalha na hortelã para secar qualquer que apresente água visível. Depois coloque-a sobre uma outra folha de papel-toalha e deixe que as folhas e caules sequem por mais uma ou duas horas.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Como conservar hortelã por mais tempo!
Congelamento das Folhas de Hortelã Separar folhas dos raminhos, que serão descartados. As folhas são dispostas em recipientes para cubinhos de gelo. Por cima das folhas despeja-se água filtrada, em pequena quantidade e leva-se ao congelador ou freezer.
Apare as folhinhas dos caules e coloque-as em uma tigela de água fria. Sacuda o excesso de água e repita o processo se houver sujeira nas folhas. Seque com papel-toalha. Jogue a hortelã fora após duas semanas.
5. Temperos. Folhas de manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha e outros temperos podem ficar no freezer por até 3 meses. Para isso, o ideal é que eles sejam picados e armazenados em potes devidamente tampados.
Assim como feito para o processo de congelamento, descarte o talo do manjericão, lave bem suas folhas e deixe-as secar naturalmente. Depois, basta guardá-las em potes de vidro com boa vedação e fazer o armazenamento na geladeira por até cinco semanas.
Como Congelar Manjericão Fresco?
Congelando Cebolinha, Manjerona, Sálvia, Tomilho, Manjericão, Hortelã, Louro, Orégano, Alecrim e Coentro Frescos. O processo básico de todos esses temperos é o mesmo: picar as folhas, separar em saquinhos com porções pequenas e congelar.
Transfira o molho para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.