A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.
Os principais fatores de transição demográfica brasileira são a melhoria na qualidade de vida, mais saúde e educação sexual e acesso a contraceptivos com maior facilidade, além também da inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminui a quantidade de nascidos em solo brasileiro.
Por isso, muitos autores não utilizam mais o termo “explosão demográfica” para definir o alto crescimento da população ao longo do século XX, mas o termo “transição demográfica”, pois esse foi um período em que a queda nas taxas de mortalidade não foi acompanhada pela queda nas taxas de natalidade, o que só está ...
1ª fase: Crescimento das sociedades tradicionais. Alta natalidade e alta mortalidade que geram crescimento demográfico insignificante. Predominante em países rurais e subdesenvolvidos. 2ª fase: Demarca o desenvolvimento industrial, social e econômico.
Explosão demográfica é o aumento elevado e repentino da população de seres humanos. É frequentemente associada a avanços tecnológicos, tendo a maior delas ocorrido no século XX da era cristã.
Resposta. Resposta: O que explica essa explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial é o fato de que, principalmente, os países subdesenvolvidos conseguiram controlar algumas doenças que assolavam suas populações. O avanço na medicina permitiu o desenvolvimento de vacinas capazes de erradicar algumas doenças.
Resposta. Podemos afirmar que isso ocorreu por conta da redução da taxa de mortalidade. Sob esse aspecto, podemos ainda ressaltar que a redução da taxa de mortalidade se deve ao avanço tecnológico e cientifico, ao passo que a taxa de natalidade teve acréscimo e por consequência, o crescimento populacional também .
Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.
O crescimento da população mundial foi influenciado pela forte diminuição da taxa de mortalidade, assim como pelas melhorias de assistência à saúde, em especial nos países menos desenvolvidos.
Resposta. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são os avanços tecnológicos na medicina, educação e saneamento básico. Esses três elementos refletem, respectivamente, no aumento da expectativa de vida, redução da quantidade de filhos e queda das taxas de mortalidade infantil.