Escola literária marcada pela inovação e revolução Representado por grandes nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Branquinho da Fonseca, Alves Redol e José Régio, o Modernismo Português nasceu com três fortes e principais características: a revolução, a inovação e a ousadia.
O marco inicial do modernismo português foi a publicação da revista Orpheu, em 1915, influenciada pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo, o Expressionismo, etc., reunindo Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros, entre outros.
Fernando Pessoa (1888 –- 1935) – sua obra é caracterizada pela busca da despersonalização e da fragmentação do “eu” do poeta em múltiplas personalidades – o que possibilita a criação de um universo literário em que sinceridade e fingimento são discutidos de maneira rica, densa e intrigante.
Sob esse clima de forte tensão, os intelectuais ligados à revista Orpheu tinham como objetivo encontrar novas formas de expressão literária, formas que deixassem para trás o acanhado meio cultural português.
Diferentes fases marcaram o Modernismo em Portugal. Entre elas, o Orfismo, o Presencialismo, o Neorrealismo e o Surrealismo, compreendendo os anos de 1915 a 1974. Assim como o modernismo no Brasil, o modernismo em Portugal foi fruto das novas concepções estéticas que circulavam na Europa no início do século XX.
Durante esse período, Portugal vivia um contexto de agitações políticas com o advento do Estado Novo Português, pautado na censura e repressão sob o governo totalitário de caráter fascista de Antônio de Oliveira Salazar. Diante disso, no final da década de 30 surge o movimento literário neorrealista em Portugal.
Autores da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. A produção literária do segunda fase do movimento modernista no Brasil (1930-1945) é encabeçada na poesia por Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.
A geração 22 era também denominada “heroica”. Seu objetivo era estabelecer novos paradigmas de arte assim trazendo aspectos europeus.
4. o poema "coração numeroso" se inclui na primeira fase da poesia de Drummond, marcada pelo gauchismo ( da palavra francesa gauche, "lado esquerdo", ou seja, a sensação de ser estranho, diferente, inadequado), pelo ceticismo, pela ironia e por alguns traços da geração de 22.
Geração de 22 – Ficou também conhecida por Geraçaõ de 22. ... Guerra ao passado – O período de 1922 a 1930 é o mais radical do movimento modernista, justamente em conseqüência da necessidade de definições e pela repugnação a todas as estruturas do passado.
Alternativa “d”. São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO: a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.
Isso aconteceu porque a primeira fase do modernismo quebrou as regras da cultura tradicional impostas por valores estrangeiros, trazendo uma arte mais brasileira, realista, de humor satírico e sem preocupação com a linguagem coloquial.