Onde Ficam As Veias Do Coraço?

Onde ficam as veias do coraço

coração é um órgão muscular dividido em quatro câmaras, capaz de distribuir o sangue por todo o corpo. Em função da sua atividade contínua, o próprio tecido cardíaco possui uma grande demanda de nutrientes e oxigênio. Entretanto, não é possível extrair nutrientes ou oxigênio do sangue que circula nas câmaras cardíacas através de nenhum mecanismo de transporte celular. Ainda que fosse posse possível, as camadas mais internas do coração (endocárdio e parte mais profunda do miocárdio) receberiam nutrientes, enquanto as camadas mais externas (parte mais supefcial do miocárdio, epicárdio e pericárdio) se tornariam isquêmicas e necróticas, ou seja, sofreriam morte celular.

Seio coronário e veias cardíacas

A camada externa do coração é o pericárdio, que contém uma pequena quantidade de líquido lubrificante, graças ao qual se elimina a possibilidade de fricção na zona. O pericárdio mantém ainda a posição adequada da víscera nas mudanças de posição e limita sua dilatação.

O outro ramo da artéria coronária esquerda é a artéria circunflexa esquerda. Ele é sobreposto pelo apêndice atrial, proximalmente, conforme se curva à esquerda no sulco atrioventricular e cursa sobre a margem obtusa do coração. O vaso pode dar origem a ramos atriais (divisões posterior, lateral e anterior) que irrigam o átrio esquerdo. A artéria circunflexa esquerda também origina a artéria anastomótica auricular magna, que também é conhecida como artéria anastomótica de Kugel. Esse vaso foi descrito inicialmente em 1928 como um vaso de grande calibre que cursa pela parede do apêndice atrial e fornece vias anastomóticas diretas e indiretas entre as artérias coronárias direita e esquerda.

O eletrocardiógrafo, por exemplo, registra essas correntes provenientes da frequência cardíaca numa fita quadriculada, chamada eletrocardiograma, que recolhe as contrações e relaxamentos do coração e revela qualquer anormalidade já que o registro normalmente apresenta um aspecto gráfico característico. O eletrocardiógrafo é usado amplamente no diagnóstico das enfermidades do coração humano.

Frequência e ciclo cardíaco

Frequência e ciclo cardíaco

Essa condição é muito grave, e pode se mostrar fatal, uma vez que  é o principal tipo de doença cardíaca e a causa mais frequente de infarto do miocárdio.

Os músculos cardíacos funcionam o tempo todo (ainda bem!), então o coração possui uma alta necessidade nutricional. As artérias coronárias emergem dos seios aórticos na raiz da aorta ascendente, e então originam vários ramos que envolvem o coração. Assim, o sangue oxigenado atinge cada parte do órgão.

Principais funções

O coração está localizado acima do músculo do diafragma e abaixo do esterno, que é osso no meio do peito que sustenta a clavícula e a costela, ficando entre os pulmões e ligeiramente do lado esquerdo do peito.

O sangue venoso do coração é coletado para as veias cardíacas: magna, média, parva e posterior do ventrículo esquerdo. Essas veias convergem para uma estrutura venosa comum, o seio coronário, um vaso calibroso que leva sangue desoxigenado do coração para o átrio direito.

A veia cava superior apresenta características robustas, medindo cerca de 8 centímetros de comprimento e 2 centímetros de diâmetro. Em sua anatomia, é uma espécie de bifurcação entre as veias braquiocefálicas direita e esquerda.

Miocárdio

Miocárdio

Conforme a artéria coronária direita continua em direção à margem cardíaca direita no sulco atrioventricular esternocostal, ela origina a artéria marginal direita. Esse é um vaso calibroso que cursa ao longo da margem aguda (inferior) do coração, em direção ao ápice cardíaco. Ao longo do seu trajeto ela irriga as superfícies esternocostal e diafragmática do ventrículo direito. O tamanho da artéria marginal direita é inversamente relacionado ao tamanho e número de ramos ventriculares direitos que se originam dos segmentos proximal e médio da artéria coronária direita.

Outra importante propriedade do miocárdio é ter um período refratário muito longo, isto é, não é excitável até depois de haver transcorrido a fase de contração, o que se adapta às características funcionais do coração, que trabalha como uma bomba aspirante-impelente.

A artéria coronária esquerda se origina do seio de Valsava esquerdo, na raiz da aorta. O segmento inicial desse vaso termina na sua primeira bifurcação. Ele possui comprimento variável, e frequentemente é chamado de artéria coronária esquerda principal. Ele pode ser encontrado cursando entre o apêndice atrial esquerdo e o tronco pulmonar. Conforme entra na metade esquerda do sulco atrioventricular esternocostal, o vaso sofre uma curva para a esquerda, em direção à margem direita do coração. Antes da bifurcação, o segmento inicial do vaso geralmente não emite nenhum ramo, podendo entretanto originar uma pequena artéria para o nó sinoatrial e um ramo atrial, de maneira infrequente.

Camadas do coração humano

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

As veias cardíacas anteriores também podem receber sangue da veia marginal direita, já que ela cursa ao longo da borda cardíaca aguda. Entretanto, essa veia também já foi observada drenando de forma independente para o átrio direito, bem como para o seio coronário. As veias cardíacas anteriores são responsáveis pela drenagem do aspecto esternocostal do ventrículo direito.

Como funciona o coração humano – Resumo

Em sua anatomia, o interior do coração humano divide-se em duas cavidades principais semelhantes na estrutura, porém sem comunicação entre si. Cada uma delas contém por sua vez duas câmaras: por cima, aurícula, de delgadas paredes, que recebe o sangue vindo ao coração; e, por baixo, um ventrículo, de grossas paredes musculares, que bombeia o sangue para o exterior. Cada uma destas câmaras está dotada de válvulas dispostas de tal modo que o sangue só pode mover-se em uma direção.

A resistência oferecida pelos vasos pulmonares à circulação do sangue é relativamente pequena e, em consequência, as paredes do ventrículo direito não são muito grossas. Em contraste, o ventrículo esquerdo lança o sangue por uma complexa rede de tubos que cobre todo organismo e, por este ramo, a espessura de suas paredes é muito maior.

O que faz entupir as veias do coração?

O entupimento da veia ocorre quando as artérias e veias são bloqueadas por um acúmulo de: gordura; colesterol; cálcio e outras substâncias no sangue.

Como desobstruir artérias entupidas?

Coma mais peixe para evitar a obstrução das artérias Tente comer pelo menos duas porções de peixes gordurosos, como salmão, cavala, linguado ou atum, por semana (220 a 340 g no total) .

Qual exame detecta varizes?

O doppler ou duplex scan venoso dos membros inferiores é uma ultrassonografia do território vascular venoso. Trata-se de um exame não invasivo, sem punções, injeções ou uso de contraste. O doppler é o melhor exame para avaliação das varizes antes da cirurgia? Sim.