Numa Constituição outorgada, os direitos são previamente limitados, favorecendo uma sucessão de insatisfações e desigualdades. Por outro lado, a Constituição promulgada tem participação popular e é capaz de enfatizar a reflexão de isonomia.
conceder; conferir; dar (direito, bem título, etc.)
Pelos contratos de concessão, os operadores precisam pagar anualmente ao governo uma parcela fixa referente à outorga. É uma contraprestação pelo direito de explorar aeroportos como Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Confins (MG). Algumas concessionárias alegam dificuldades financeiras para pagar as outorgas contratuais.
conceder; conferir; dar (direito, bem título, etc.)
A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).
Rio de Janeiro, 25 de março de 1824. A primeira Constituição brasileira foi outorgada por d. ... A Carta Magna definiu como forma de governo a monarquia hereditária, constitucional e representativa que, em acordo com os princípios liberais, tinha no imperador e na Assembleia Geral os representantes da 'nação brasileira'.
Resposta: As principais características desta constituição são: O governo era uma monarquia unitária e hereditária: A existência de 4 poderes: o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Poder Moderador, este acima dos demais poderes, exercido pelo Imperador; & por fim o Estado adotava o catolicismo como religião ...
Instituiu os 4 poderes, o poder do monarca estava no poder Moderador, para manter-se em nível com os outros poderes. como o executivo, legislativo e judiciário, que temos até hoje. O que ocorria era que o imperador não seguia bem essa ordem, o poder moderador sempre liderava.
Foi uma Constituição marcada pela forte centralização política e administrativa, pela presença do poder moderador e o poder monárquico, hereditário, teoricamente constitucional e representativo. Teoricamente pois o Imperador podia fechar o congresso sempre que quisesse.