Os primeiros Estados a se formarem foram Portugal e Espanha, ambos no processo de reconquista (expulsão dos mouros que ocuparam a Europa) A unificação francesa e inglesa se deu mais politicamente, para fortalecer reinos que, separados, tinham pequena importância político-econômica. ...
Organizações como um Parlamento ou um Congresso, instituições legais e um exército permanente são ferramentas utilizadas por um governo para controlar as várias esferas que compõem a sociedade de um Estado-nação. Um Estado-nação é constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação.
O termo Estado surgiu no século XIII. Seu nome vem do latim, que significa: Modo de estar. A configuração do Estado moderno parte do pressuposto que a informação, as organização do trabalho e a configuração social não são mais primitivas.
O Estado antigo pode ser definido como o sistema de leis e o aparelho oligárquico que garante esse sistema. ... e, assim, aumentar o poder da oligarquia e o escopo da população produtora de excedente econômico.
As fases em que se costuma dividir a evolução dos Estados são : Estado grego, Estado romano, Estado medieval e Estado Moderno. ... As principais características do Estado Antigo significa uma unidade geral, na qual não se admite qualquer divisão interior, nem territorial, nem difusões.