Escola literária ou movimento literário é o conjunto de todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais.
Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.
Sendo assim, a literatura colonial é baseada em três diferentes movimentos: a literatura informativa, o arcadismo e o barroco. ... Entre as escolas literárias que participaram desse período da literatura colonial, devemos começar destacando a escola literária 'Quinhentismo', no século XVI, com a própria carta de Caminha.
A literatura colonial, identificada com um conjunto de textos que inclui romance, poesia, narrativas de viagem, relatos de missionários, diários, livros de notas e outros que propagandearam a ideia de império sobretudo a partir do século XIX , tem origem em textos muito anteriores aos quais vai beber metáforas e ...
O Quinhentismo é o nome dado a todas as formas de expressões literárias ocorridas no Brasil durante o século 16. O quinhentismo representa a visão dos europeus que aqui chegaram acerca da colônia, dos índios e das riquezas naturais. ... Isso ocorre porque tais formas de literatura informavam aos europeus como era o Brasil.
O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.
Principais características do Quinhentismo As temáticas características do quinhentismo envolvem a descrição do território, os hábitos (alimentares, de higiene e trabalho) das populações indígenas, as grandes navegações, os recursos naturais dos lugares explorados, e o trabalho realizado pelos padres.
Os principais autores do Quinhentismo são:
Na carta que Pero Vaz de Caminha enviou para o rei de Portugal, estavam as descrições da viagem, bem como o relatório do que tinha sido visto e encontrado nas terras brasileiras. O Quinhentismo foi muito marcado por essas duas vertentes: relatos de viagens e literatura católica.
são oral e narrativa.
Dividido em duas vertentes, uma caracterizada pela ocorrência de textos de informação e outra pela ocorrência de textos de caráter catequizador, esse período inicial de germinação das letras no nascente território brasileiro é de fundamental importância para se conhecer a história do país e sua tradição literária.
01. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
Na Era Colonial estão reunidas as escolas literárias do Quinhentismo (1500), Barroco (1601) e Arcadismo (1768). Na Era Nacional estão: o Romantismo (1836), Realismo/Naturalismo/Parnasianismo (1881), Simbolismo (1893), Pré-Modernismo (1902) e o Modernismo (1922).