Retórica é, em suma, a arte de falar bem. Ela foi e é utilizada nos âmbitos políticos, jurídicos, religiosos e filosóficos desde a antiguidade até os dias atuais. ... Portanto, a retórica é o estudo e o ensinamento de um modo de falar bem, com eloquência, articulando as palavras de modo a convencer o interlocutor.
Para os gregos, a retórica era a principal vertente do exercício da política, pois, com ela, o cidadão expunha suas teses relativas ao cotidiano da polis e emana seu poder de persuasão, por meio da eloquencia; neste exato momento, na oratória, vê-se nitidamente os níveis sociais que constituem a sociedade grega, pois ...
Ex.: Eu sou um poço de dor e estupidez. É a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Definição básica: Figura retórica que consiste no emprego de uma palavra por outra que a recorda.
Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. ... Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
Essas figuras de linguagem ocorrem na concordância, na ordem e na construção dos termos da oração. São as seguintes: elipse, zeugma, pleonasmo, assíndeto, polissíndeto, anacoluto, hipérbato, hipálage, anáfora e silepse. ... Ou seja, consiste na elipse de um termo que antes fora mencionado.