Exemplos: O tem um par de elétrons compartilhado igualmente pelos dois átomos de cloro, logo seu momento dipolar é igual a zero. A molécula do dióxido de carbono é linear, e as ligações entre os átomos de carbono e oxigênio são polares, porém os vetores que definem o momento dipolar se anulam e a molécula é apolar.
Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância.
1: O brometo de hidrogênio e o metanol possuem em sua ligação, elementos diferentes com polaridades diferentes e não possuem simetria, por isso são polares.
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.
A ligação covalente apolar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades iguais formam uma ligação covalente. Neste tipo de ligação, os elétrons são igualmente compartilhados pelos átomos da ligação. Na molécula de H – H, gás hidrogênio, os átomos de hidrogênio compartilham igualmente os elétrons da ligação.
A fórmula estrutural de uma substância covalente é utilizada para representar o número de ligações que cada um dos átomos realiza na molécula. ... Ligação tripla: representada por três traços (≡), indica três ligações; Ligação dativa: representada por uma seta (→), indica uma única ligação.
Resumindo: Eletronegatividade é a capacidade que determinados átomos possuem de atrair elétrons. A maneira de saber sobre a eletronegatividade de um átomo é observando sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Eletronegatividade e eletropositividade são duas propriedades químicas que variam de forma periódica de acordo com o número atômico (Z). Ambos estão relacionados com a força exercida pelo núcleo sobre os elétrons de uma ligação. Veja agora as diferenças entre eletronegatividade e eletropositividade.
Os elementos mais eletroafins são os halogênios e o oxigênio. A eletroafinidade, na tabela periódica, aumenta nas famílias de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita.