É uma espécie de musgo. Qual a importância deles? Importância: usado principalmente para o cultivo de pequenas plantas de orquídeas. É um excelente substrato para algumas plantas que crescem em ambientes semelhantes ao próprio musgo, como por exemplo plantas carnívoras.
Pertencente ao grupo das briófitas, o musgo é uma pequena planta que não possui caule ou raízes, razão pela qual ele é facilmente aplicável em vasos e arranjos. Além de servir de ornamento, ele ainda ajuda a manter a umidade da terra, diminuindo a quantidade de regas necessárias.
Como usar o musgo esfagno? Para o cultivo de orquídeas a melhor combinação é a junção do esfagno com outros substratos que realizem o trabalho oposto, ou seja, possuam baixo fator de retenção de umidade. Esse tipo de mistura vai facilitar a ventilação.
Basta usar uma pá para cavar. Tente pegar um pouco do solo onde ele está crescendo para ajudar a mantê-lo vivo e fazer o transplante mais fácil. Escolha um plano ideal. Musgo não é muito enjoado para cultivar, mas há algumas condições ideais sob as quais ele deve ser plantado.
Manter o musgo dentro de casa é bem tranquilo, pois não precisa de muita umidade ou luz solar e absolutamente nenhum fertilizante. Pulverize água na superfície algumas vezes por semana para manter o musgo úmido.
Coloque a drenagem: Misture o cascalho, as pedrinhas e um punhado grande de carvão ativado. Espalhe pelo fundo do recipiente, deixando uma camada de cerca de 2,5 centímetros de altura. Coloque o musgo: Isto evitará que a terra grude embaixo do cascalho, além de absorver o excesso de umidade.
- Deixe o terrário em um lugar fresco e com bastante luminosidade, mas nunca no sol direto. - Água em excesso pode causar o apodrecimento das plantas e a perda do terrário. No caso de musgos, observe que musgo amarelado é sinal de falta de água, assim como musgo escuro é sinal de excesso de água.
Como fazer um terrário de suculentas:
Materiais necessários
Como fazer um terrário de suculentas:
Como montar um terrário de suculentas: materiais necessários
Comece adicionando pedras que ajudam em uma boa drenagem e misture com um punhado generoso de carvão vegetal. Depois, acrescente uma camada de, aproximadamente, dois centímetros no fundo do vaso e por cima coloque as folhas de musgo para reter a água.
Aprenda como fazer um jardim em vidros de conserva
Passo 1 – Coloque argila expandida ou pedriscos no fundo no pote; Passo 2 – Cubra essa camada com jornal ou manta de bidim; Passo 3 – Coloque o substrato escolhido, faça o plantio e regue a planta na sequência. Importante: o manejo da água deve ser diferente dos vasos com furo.